Bordalo solicita Força Tarefa em prol de Curralinho

O parlamentar solicitou ao Governo do Estado um conjunto de medidas emergenciais para atender o município no combate à Covid-19
Foto: Ascom Bordalo - Lilian Campelo

O deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) a realização de uma força tarefa na cidade de Curralinho. A Ação tem o intuito de atender necessidades da população do município, localizado na Ilha do Marajó, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (SAR-CoV-2).

A solicitação feita pelo parlamentar atende às demandas da sociedade civil do Marajó que cobram medidas de melhorias na área tanto da área da saúde como na área social e econômica, para o enfrentamento do avanço da Covid-19 no município.

Leia mais: Hospital de Campanha no Marajó Oriental tem requerimento protocolado na Alepa

Bordalo ressalta que a Covid-19 é pesada demais para uma estrutura de saúde que sempre enfrentou fragilidades e para uma população que possui inúmeros problemas sociais.

“O Marajó, historicamente, foi esquecido por muitos governantes, prova disso é que a região apresenta os piores IDH´s [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado e do Brasil. Agora o momento exige que todos nós tenhamos maior sensibilidade e compromisso com os paraenses que vivem nesse território” destaca  Bordalo.

O deputado Bordalo já solicitou a instalação de hospitais de campanha para a Muaná, Soure, Baixo Tocantins e de uma policlínica móvel para Augusto Corrêa.

Ações a serem implementadas:

  • Inserção imediata do município no cronograma da Policlínica Itinerante que disponibiliza médicos, exames e medicamentos aos municípios;
  • Ampliar a cota de medicamentos destinada ao município, reforçar e ampliar ações de atendimentos e distribuição;
  • Realização de testes rápidos
  • Definir e identificar os leitos gerais e de UTI que serão utilizados para os casos que necessitarem;
  • Conceder Auxilio Emergencial (SUACASA) para pessoa idosa, pessoa com deficiência, portador de doenças degenerativas ou casa de madeira sob risco de desabamento entre outros – O objetivo é responder, em caráter de urgência, ao grave problema de inadequação habitacional neste período de pandemia possibilitando as famílias a construção de fossas, banheiros, pias, torneiras, cômodos para isolamento de pessoas infectada
  • Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que tem a capacidade dupla de apoiar as atividades produtivas na agricultura familiar, ao mesmo tempo em que permite o abastecimento e atendimento de famílias em situação de insegurança alimentar.

A solicitação foi apresentada por meio da moção n° 299/2020, já protocolada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Será encaminhado um ofício comunicando o pedido para a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Câmara Municipal de Curralinho, ao Jornal Diário do Pará e aos Bispos do Marajó.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte