Mais Saúde

Bordalo solicita Força Tarefa em prol de Curralinho

O parlamentar solicitou ao Governo do Estado um conjunto de medidas emergenciais para atender o município no combate à Covid-19
Foto: Ascom Bordalo - Lilian Campelo

O deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) a realização de uma força tarefa na cidade de Curralinho. A Ação tem o intuito de atender necessidades da população do município, localizado na Ilha do Marajó, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (SAR-CoV-2).

A solicitação feita pelo parlamentar atende às demandas da sociedade civil do Marajó que cobram medidas de melhorias na área tanto da área da saúde como na área social e econômica, para o enfrentamento do avanço da Covid-19 no município.

Leia mais: Hospital de Campanha no Marajó Oriental tem requerimento protocolado na Alepa

Bordalo ressalta que a Covid-19 é pesada demais para uma estrutura de saúde que sempre enfrentou fragilidades e para uma população que possui inúmeros problemas sociais.

“O Marajó, historicamente, foi esquecido por muitos governantes, prova disso é que a região apresenta os piores IDH´s [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado e do Brasil. Agora o momento exige que todos nós tenhamos maior sensibilidade e compromisso com os paraenses que vivem nesse território” destaca  Bordalo.

O deputado Bordalo já solicitou a instalação de hospitais de campanha para a Muaná, Soure, Baixo Tocantins e de uma policlínica móvel para Augusto Corrêa.

Ações a serem implementadas:

  • Inserção imediata do município no cronograma da Policlínica Itinerante que disponibiliza médicos, exames e medicamentos aos municípios;
  • Ampliar a cota de medicamentos destinada ao município, reforçar e ampliar ações de atendimentos e distribuição;
  • Realização de testes rápidos
  • Definir e identificar os leitos gerais e de UTI que serão utilizados para os casos que necessitarem;
  • Conceder Auxilio Emergencial (SUACASA) para pessoa idosa, pessoa com deficiência, portador de doenças degenerativas ou casa de madeira sob risco de desabamento entre outros – O objetivo é responder, em caráter de urgência, ao grave problema de inadequação habitacional neste período de pandemia possibilitando as famílias a construção de fossas, banheiros, pias, torneiras, cômodos para isolamento de pessoas infectada
  • Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que tem a capacidade dupla de apoiar as atividades produtivas na agricultura familiar, ao mesmo tempo em que permite o abastecimento e atendimento de famílias em situação de insegurança alimentar.

A solicitação foi apresentada por meio da moção n° 299/2020, já protocolada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Será encaminhado um ofício comunicando o pedido para a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Câmara Municipal de Curralinho, ao Jornal Diário do Pará e aos Bispos do Marajó.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.