divulgação: Correio do Pará/Felipe Borges
O deputado Bordalo solicitou nesta quarta-feira (18), por meio da moção n° 163/2020, ao Governo Estadual que fossem instaladas barreiras sanitárias em acessos ao estado do Pará para identificar possíveis infectados pelo novo coronavírus, a medida busca conter a propagação da doença.
A barreira sanitária é um dos meios adotados por países, estados e municípios para conter o avanço do novo coronavírus. Elas consistem em fazer testagem rápida de febre e identificar possíveis sintomas em motoristas e passageiros, que se locomovem de um estado/município a outro. As barreiras sanitárias também têm o caráter educativo de prestar informações aos motoristas sobre a doença.
Leia mais: Desinfecção de transporte coletivo é alvo de PL para combater coronavírus
Diversos estados e municípios brasileiros já adotaram as barreiras sanitárias, inclusive alguns municípios do Pará, porém Bordalo acredita que as barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso ao estado são fundamentais para a não proliferação do vírus.
”O objetivo principal é evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulam pela cidade, evitando desta forma a propagação de doenças. Se não há testes rápidos disponíveis no Estado e no País, deveria ao menos usar o termômetro para verificar a temperatura dos passageiros“, esclareceu o parlamentar.