O Relatório e Recomendações – Caso Isac Tembé Tenetehara apresentado pelo Deputado Bordalo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (CDHDC-Alepa), apresenta questionamentos e recomendações sobre o caso de homicídio do professor Isac Tembé Tenetehara, liderança indígena morta no dia 12 de fevereiro.

Com 28 páginas o documento inicialmente apresenta uma análise sobre o contexto de conflitos e pressões sobre a Terra Indígenas Alto Rio Guamá, reconhecida através do Decreto nº 307 de 21 de março de 1945, mas com a demarcação final reconhecida apenas em 2010. O documento é resultado de coleta de informações e apuração in locu realizada em comitiva conduzida pelo parlamentar no dia 16 de fevereiro a Capitão Poço até a Aldeia São Pedro, da etnia Tembé Tenetehara.

O relatório elenca nove pontos que considera como conclusão quanto ao desfecho da operação de averiguação de furto de gado na fazenda “Boa Vista” e destaca-se: a divergência temporal entre o horário relatado pelos policiais no Inquérito e a apresentação do cadáver de Isac Tembé onde fora constatada sua morte; contaminação da cena do crime e falta de apoio operacional das forças de segurança locais para com os peritos do CPC “Renato Chaves”.

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.