Bordalo cobra rapidez em macrodrenagem da bacia do Una e Tucunduba

Créditos: Ivan Duarte/ O liberal

Todos os anos durante as chuvas de março a cidade de Belém enfrenta grandes transtornos causados pelos alagamentos. Além da coincidência das chuvas intensas com a maré alta, o que causou esses alagamentos nas últimas semanas foi a não conclusão de obras de macrodrenagem por parte da prefeitura de Belém. Um conjunto de fatores que agravaram toda essa situação.

Por conta dos problemas causados à população o deputado Bordalo apresentou nesta terça (17) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) duas moções que cobram celeridade na conclusão dos serviços de macrodrenagem da bacia do Una e do Tucunduba.

A bacia do Una é formada por 20 bairros, sendo 4 de forma parcial: Marco, Nazaré, São Brás e Umarizal. 16 bairros de forma integral: Barreiro, Benguí, Cabanagem, Castanheira, Fátima, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Sacramenta, Souza, Telégrafo, Una e Val-de-Cans.

Os alagamentos atingiram diretamente cerca de um milhão de moradores, além disso os moradores convivem diariamente com a falta de saneamento, de limpeza e manutenção. As péssimas condições da bacia continuam mesmo após a prefeitura anunciar a aplicação de R$ 90 milhões nas obras de macrodrenagem.

Já a bacia do Tucunduba é composta por quatro bairros entre eles o Guamá, o mais populoso de Belém, Canudos, Marco e Terra Firme. O deputado observa as obras buscavam melhoria no escoamento de água da cidade, mas acabaram interferindo na natureza dos rios e igarapés de Belém e se tornaram um grande problema que afeta em sua maioria as comunidades mais carentes da cidade.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte