Saneamento

Bordalo cobra rapidez em macrodrenagem da bacia do Una e Tucunduba

Créditos: Ivan Duarte/ O liberal

Todos os anos durante as chuvas de março a cidade de Belém enfrenta grandes transtornos causados pelos alagamentos. Além da coincidência das chuvas intensas com a maré alta, o que causou esses alagamentos nas últimas semanas foi a não conclusão de obras de macrodrenagem por parte da prefeitura de Belém. Um conjunto de fatores que agravaram toda essa situação.

Por conta dos problemas causados à população o deputado Bordalo apresentou nesta terça (17) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) duas moções que cobram celeridade na conclusão dos serviços de macrodrenagem da bacia do Una e do Tucunduba.

A bacia do Una é formada por 20 bairros, sendo 4 de forma parcial: Marco, Nazaré, São Brás e Umarizal. 16 bairros de forma integral: Barreiro, Benguí, Cabanagem, Castanheira, Fátima, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Sacramenta, Souza, Telégrafo, Una e Val-de-Cans.

Os alagamentos atingiram diretamente cerca de um milhão de moradores, além disso os moradores convivem diariamente com a falta de saneamento, de limpeza e manutenção. As péssimas condições da bacia continuam mesmo após a prefeitura anunciar a aplicação de R$ 90 milhões nas obras de macrodrenagem.

Já a bacia do Tucunduba é composta por quatro bairros entre eles o Guamá, o mais populoso de Belém, Canudos, Marco e Terra Firme. O deputado observa as obras buscavam melhoria no escoamento de água da cidade, mas acabaram interferindo na natureza dos rios e igarapés de Belém e se tornaram um grande problema que afeta em sua maioria as comunidades mais carentes da cidade.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.