Foto: Divulgação/Agência Pará/Bruno Cecim
Pensando nas mais de quarenta mil pessoas que necessitam de atendimentos médicos nos hospitais de Muaná, o deputado Bordalo solicitou nesta terça-feira (19), por meio de moção n° 282/2020, ao Governo do Estado o pleno funcionamento do Hospital de Campanha do Município, que fica na região do Marajó. A solicitação pretende beneficiar a população local e tentar desafogar o sistema de saúde de Belém, que diariamente recebe pacientes de outros municípios.
A Secretaria de Saúde de Muaná encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e de acordo com o documento o hospital de Muaná não está funcionando na sua totalidade. Apesar de ter sido construído pela Prefeitura com a capacidade de 40 leitos, ainda não conta com equipamentos que garantam pleno atendimento dos pacientes. Há carência de equipamentos como: mais respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros equipamentos de uso para médicos e pacientes.
Lei mais: Augusto Corrêa pode ter instalação de policlínica móvel
O deputado comenta que em função do avanço do novo coronavírus para o interior do Estado do Pará, prefeituras têm procurado reestruturar seus serviços de saúde, pois é iminente a necessidade de aumentar a oferta de leitos nas diferentes regiões do Pará. “Isso assegura que a demanda dos hospitais públicos e particulares de Belém diminua e, principalmente, que muito mais vidas serão preservadas” frisou o parlamentar.
Em virtude da crise sanitária que Muaná tem vivenciado em consequência do aumento do número de casos da Covid-19, o município necessita de apoio do Governo do Estado para aquisição, principalmente, de equipamentos como respirador mecânico, eletrocardiógrafo, monitor multiparâmetro, oxímetro entre outros.