Pandemia

Bordalo propõe vacinação em domicílio às pessoas com deficiência

O parlamentar ainda propõe a criação de um Disk-Inclusão para agendamento das vacinas e a criação de uma carteirinha online
Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O deputado Bordalo solicitou por meio de moção n° 284/2020 ao Governador do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) a possibilidade de assegurar a vacinação obrigatória, incluindo também a vacina contra a gripe, em domicílio para pessoas consideradas com deficiência com base na Lei Brasileira de inclusão, enquanto durar a pandemia no novo coronavírus.

A Organização das Nações Unidas – ONU fez um alerta sobre o abandono das pessoas com deficiência durante a pandemia da Covid-19. A entidade alertou que os governos não pensaram nas pessoas que precisam de cuidadores para suas atividades cotidianas, como se alimentar, tomar banho e todas as demais atividades básicas. Para essas pessoas, não há como colocar em prática medidas de contenção, como distanciamento social e isolamento pessoal, podendo, inclusive, comprometer a sua própria sobrevivência.

Leia mais: Carteiras de vacinação poderão constar informações sobre autismo

De acordo com a o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade),  no caso da vacinação da gripe, não há nenhuma previsão legal de que se estabeleça o direito da pessoa com deficiência tomar a vacina em casa. O deputado comenta que o momento atípico e as situações deverão ir se adequando de acordo com as necessidades. “Neste caso, o bom senso da sociedade e dos gestores são extremamente importante. As Secretarias Municipais de Saúde devem adotar estratégias de vacinação como: dias específicos para determinados grupos, vacinação feita dentro do próprio veículo ou até mesmo na casa da pessoa, inclusive o das pessoas com deficiência”, defende o parlamentar.

O parlamentar ainda propõe a criação de um Disk-Inclusão para que familiares liguem para agendar o dia das vacinas obrigatórias, assim como da vacina contra a gripe.  Outra Sugestão é a criação de um aplicativo para cadastro das pessoas com deficiência com histórico de vacinas já tomadas e as que faltam tomar – uma espécie de carteirinha online – e que esse aplicativo também agende a vacinação em domicílio. A moção foi protocolada na terça (19) pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.