Economia

Isolamento social controlado pode ser alternativa para retorno do comércio

Modelo aplicado no Rio Grande do Sul, municípios que apresentam maior controle da Covid-19 retomam algumas atividades comerciais
Foto: Divulgação/Ag.Pará/Marcelo Seabra

O deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado que sejam tomadas medidas de isolamento social controlado para estabelecimento de protocolos de prevenção à disseminação do agente do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com base em monitoramento e restrições por regiões, semelhante ao modelo adotado no Estado do Rio Grande do Sul.

A proposta foi apresentada por meio de moção n° 264/2020 e protocolada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O modelo de distanciamento social diferenciado está sendo utilizado no Rio Grande do Sul e tem a premissa de dividir o isolamento social por regiões do estado. Regiões com menores níveis de transmissão do vírus e de ocupação hospitalar receberão bandeira verde, e podem retomar mais segmentos da economia. As regiões que apresentam maior nível de ocupação hospitalar e transmissão as medidas são mais restritivas, ou seja, quanto menor o risco de contaminação de uma região maior a abertura de atividades comerciais.

Leia mais: Alepa aprova projetos do deputado Bordalo, que tornam obrigatório o uso de máscaras no Pará

Bordalo comenta que além da decretação de lockdown em 11 municípios do Estado do Pará, é necessário estabelecer outros protocolos de prevenção à disseminação do coronavírus, incluindo todas as regiões do Estado. “Considerando que vamos conviver com o vírus por um tempo, que ainda não é possível precisar, considero importante estudar a possibilidade de implantação de um novo modelo de distanciamento social, denominado distanciamento social controlado ou diferenciado, que condiciona a adoção de medidas restritivas, ao avanço da doença nas diferentes regiões do Estado”, explica.

O texto sugere que apesar de maior flexibilidade da abertura do comércio é necessário um modelo de distanciamento sustentável e equilibrado. Algumas medidas, no entanto, deverão ser gerais e devem ser obedecidas por todos os moradores dos 144 municípios do Estado, como o uso de máscaras faciais, o afastamento entre as pessoas por cerca de 2m de distância e higienização das mãos com álcool em gel ou sabão. Em caso de não cumprimento das regras, há possibilidade de punição da norma sanitária, previsto no Código Penal.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.