Augusto Corrêa pode ter instalação de policlínica móvel

a policlínica terá o intuito de atender casos leves da Covid-19

Bordalo solicitou nesta terça (18) que seja encaminhado ofício ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública –SESPA, solicitando a implantação de uma Policlínica Itinerante na cidade de Augusto Corrêa. A medida pretende levar atendimento ambulatorial para tratamento de Covid-19 ao município paraense. 

De acordo com pesquisa realizada no mês de abril pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) o Pará enfrentará o pico da doença em em meados de maio. Os pesquisadores estimaram que o pico pode ocorrer no dia 14 de maio, quando o estado pode ter 12 mil novos infectados em 24 horas. 

Para o Deputado os serviços realizados pelas Policlínicas itinerantes, levando atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas com sintomas da Covid-19 no interior, pode ser  condição essencial para evitar que a doença se agrave e que a população necessite de mais leitos de UTIs e respiradores. Segundo os dados da Sespa Augusto Corrêa que já tem registrado 39 casos da doença, 02 óbitos e 5.13% de letalidade. 

O deputado explica que “A instalação das Policlínicas Itinerantes (móveis), a perspectiva é de que a demanda dos hospitais públicos e particulares de Belém diminua. Nos últimos dias, a capital paraense vem registrando filas quilométricas nas unidades de saúde bem como Prontos-socorros fechando suas portas para atendimento por causa da falta de médicos. E o mais importante dessa iniciativa é que muito mais vidas serão preservadas no Estado do Pará” diz o parlamentar.

Policlínica do Estado

As Policlínicas são fundamentais na assistência médica de estados e municípios. Essas instituições prestam serviços de diagnóstico e tratamento ambulatório, sem necessidade de internamento. É comum que funcionem em instalações partilhadas com hospitais. Elas também oferecem atendimento urgente e pequena cirurgias, mas não serviços cirúrgicos de média e grande complexidade.

O Pará tem apenas uma policlínica que fica localizada em Belém. De acordo com a Secretária de Saúde do Pará (Sespa) a Policlínica do Pará mais de 24 mil consultas em mais de 30 especialidades médicas, clínicas e cirúrgicas são realizadas. O ambulatório ajudou a desafogar as UPAs de belém e região metropolitana e atendeu pacientes com sintomas leves da Covid-19.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte