Policlínica

Augusto Corrêa pode ter instalação de policlínica móvel

a policlínica terá o intuito de atender casos leves da Covid-19

Bordalo solicitou nesta terça (18) que seja encaminhado ofício ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública –SESPA, solicitando a implantação de uma Policlínica Itinerante na cidade de Augusto Corrêa. A medida pretende levar atendimento ambulatorial para tratamento de Covid-19 ao município paraense. 

De acordo com pesquisa realizada no mês de abril pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) o Pará enfrentará o pico da doença em em meados de maio. Os pesquisadores estimaram que o pico pode ocorrer no dia 14 de maio, quando o estado pode ter 12 mil novos infectados em 24 horas. 

Para o Deputado os serviços realizados pelas Policlínicas itinerantes, levando atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas com sintomas da Covid-19 no interior, pode ser  condição essencial para evitar que a doença se agrave e que a população necessite de mais leitos de UTIs e respiradores. Segundo os dados da Sespa Augusto Corrêa que já tem registrado 39 casos da doença, 02 óbitos e 5.13% de letalidade. 

O deputado explica que “A instalação das Policlínicas Itinerantes (móveis), a perspectiva é de que a demanda dos hospitais públicos e particulares de Belém diminua. Nos últimos dias, a capital paraense vem registrando filas quilométricas nas unidades de saúde bem como Prontos-socorros fechando suas portas para atendimento por causa da falta de médicos. E o mais importante dessa iniciativa é que muito mais vidas serão preservadas no Estado do Pará” diz o parlamentar.

Policlínica do Estado

As Policlínicas são fundamentais na assistência médica de estados e municípios. Essas instituições prestam serviços de diagnóstico e tratamento ambulatório, sem necessidade de internamento. É comum que funcionem em instalações partilhadas com hospitais. Elas também oferecem atendimento urgente e pequena cirurgias, mas não serviços cirúrgicos de média e grande complexidade.

O Pará tem apenas uma policlínica que fica localizada em Belém. De acordo com a Secretária de Saúde do Pará (Sespa) a Policlínica do Pará mais de 24 mil consultas em mais de 30 especialidades médicas, clínicas e cirúrgicas são realizadas. O ambulatório ajudou a desafogar as UPAs de belém e região metropolitana e atendeu pacientes com sintomas leves da Covid-19.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.