#AdiaEnem

Bancada do PT quer o Adiamento Do Enem 2020

Com o Brasil ultrapassando a triste marca de 10 mil mortes pela Covid-19, o cancelamento de eventos culturais e esportivos e até mesmo suspensão nas aulas da rede pública era de se esperar que o Enem, o maior exame de admissão em universidades, também fosse adiado, porém não é o que o Ministério da Educação – MEC anunciou. A data do Enem está mantida, as inscrições seguem até o dia 22 de maio, o que pode prejudicar vários alunos, principalmente os de escolas públicas.

Pensando em minimizar o prejuízo com o não adiamento a bancada do PT na Assembleia legislativa do Pará (Alepa), representados pelos deputados Carlos Bordalo, Dirceu Ten Caten e Dilvanda Faro, enviou uma moção n° 262/2020 para o Ministério de Educação – MEC. Os parlamentares solicitaram a suspensão imediata dos procedimentos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de 2020. A moção deve ser enviada à Ordem dos Advogados do Brasil – Pará – OAB/PA;  ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará –Sintepp; e União Nacional dos Estudantes – UNE;  e ao- Grêmio Estudantil; – Movimento dos Estudantes Secundaristas. 

Aulas durante a pandemia

Elana Araújo já concluiu os estudos e fez a prova apenas como teste durante os três anos do ensino médio, mas esse ano pretende fazer para de entrar em uma universidade, porém a pandemia o sonho da aprovação se tornou mais difícil. 

Ela conta que está estudando somente pelo aplicativo de celular. A jovem reconhece que tem privilégio por de ter internet em casa, Mas segundo A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018 essa não é a realidade de grande parte dos brasileiros. A pesquisa revela que uma a cada cinco pessoas no Brasil não possuem acesso à internet. Esse é um dos maiores motivos para os pedidos de adiamento da prova. Sem aulas presenciais os alunos de escolas públicas estão em desvantagem em relação às escolas privadas, que estão tendo aulas online.

Leia mais: PL cria Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Pará

A jovem estudante também comenta que estudar durante a pandemia é difícil, pois psicologicamente está abalada.

“Controlar o psicológico está muito mais difícil, ter que focar a atenção nos estudos enquanto pessoas que você ama estão em estado grave de saúde é quase desumano. É exigir que as pessoas que se comportem como robôs, abstraindo todos os sentimentos de medo pelo real risco de morte, para focar na entrada na universidade”, desabafa. 

O Decreto 609 do Governo do Estado do Pará suspendeu as aulas presenciais. O retorno estava previsto para o dia 15 de abril. Mas com o aumento no número de casos de Corona a suspensão foi prorrogada sem previsão de retorno.

#AdiaEnem

Indignados com o posicionamento do MEC  diversos movimentos estudantis, sindicatos da educação, artistas e sociedade civil se mobilizaram para realizar um “twitasso” nesta sexta, dia 15 de maio, para subir a rashtag #adiaenem a fim de sensibilizar e cobrar da pasta  o adiamento do Enem.

No dia 12 de maio o deputado Bordalo discutiu esse tema durante a Live Café com Bordalo.

Matéria: Mayra Peniche – estagiária e estudante de jornalismo da UFPA
Edição: Lilian Campelo – Assessora de comunicação – Dep Bordalo


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.