MEDICAMENTOS

PL estabelece plano de entrega domiciliar de remédios aos usuários do SUS durante pandemia

De autoria do deputado Bordalo o PL visa atender pessoas portadoras de doenças crônicas
Foto: Divulgação-AEN/Geraldo Bubniak

O Projeto de Lei (PL) n° 133/2020, de autoria do deputado Bordalo, institui a criação de um plano de emergência para a entrega regular de remédios aos doentes crônicos durante a pandemia (COVID-19). O parlamentar apresentou o PL nesta quarta-feira (13) em sessão remota da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O PL  pretende regular a entrega de remédios às pessoas portadoras de doenças crônicas. A medida é válida apenas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e recomenda as seguintes medidas: transferir farmácias de postos de saúde com o objetivo de fornecer medicamentos para portadores de doenças crônicas; realizar entrega em domicílio dos remédios.

Leia mais: Bordalo apresentou seis proposições que atendem profissionais de saúde

O texto prevê a adoção de procedimentos de identificação, agendamento e segurança. Parentes de primeiro e segundo grau poderão buscar os remédios para os respectivos cidadãos. O PL proposto pelo deputado Bordalo também inclui a distribuição mensal e a entrega de quantitativo de remédio referente a três meses, de acordo com a prescrição de cada usuário.  Atualmente as receitas médicas têm validade de apenas um mês.

Os grupos beneficiados  serão: idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, doentes renais, imunodeprimidos, autoimunes, fumantes e doenças crônicas. O agendamento para a distribuição dos medicamentos nas unidades públicas será feita por meios virtuais como telefone, aplicativos de envio de mensagens, e-mail ou agendamento presencial com intervalo de tempo para evitar aglomerações.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.