No dia 12 de maio é celebrado o dia do enfermeiro e enfermeira no Brasil e neste momento de crise causado pela pandemia da Covid-19 estes profissionais, e demais categorias ligadas à saúde, estão na linha de frente na luta diária pela vida.
No Pará o deputado Bordalo apresentou uma série de proposições que visam garantir melhores condições de trabalho à categoria, a exemplo da moção n° 226/2020, que solicita ao Governador do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a realização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em todos os profissionais que estão no front de trabalhos considerados essenciais no Estado.
O Projeto de Indicação n° 13/2020 apresentado pelo parlamentar solicita, em caráter excepcional, o abono salarial aos servidores e funcionários públicos do quadro da Saúde. O Projeto também beneficiará servidores de outros quadros que estejam prestando serviços essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2).
Leia mais: PL cria Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Pará
A pressão emocional que os profissionais da saúde têm enfrentado em seus postos de trabalho também foi objeto de demanda do deputado Bordalo. Já protocolado o Projeto de Lei n° 98/2020 cria uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS. O PL institui que o atendimento também se estenda aos familiares que convivem com estes profissionais, como esposa (o), companheira (o), filho (a) e pais. Outras pessoas que residam no mesmo ambiente familiar que esses profissionais terão acolhimento psicológico.
O petista solicitou por meio de moção n° 200/2020, o encaminhamento de ofício ao Governador Helder Barbalho para realização de estudos sobre a possibilidade de serem adotadas providências, a fim conceder aos servidores de saúde a isenção do transporte público e intermunicipal, em todo o Pará. A medida seria temporária, durante o período da pandemia do novo coronavírus.
Pela bancada do PT na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), representados pelos parlamentares Carlos Bordalo, Dirceu Ten Caten e Dilvanda Faro, foram apresentados dois Projetos: O PL n° 84/2020, que garante a suspensão das cobranças de parcelas de empréstimos consignados realizados por servidores públicos estaduais e o Projeto de Resolução nº 10/2020, que institui a condecoração de honra ao Mérito denominada “Profissional da Saúde Paraense 2020”, uma forma de homenagear estes profissionais, que arduamente lutam pela vida.