Dia do Enfermeiro/a

Bordalo apresentou seis proposições que atendem profissionais de saúde

As matérias estão protocoladas e aguardam entrar na pauta para apreciação das comissões da Alepa

No dia 12 de maio é celebrado o dia do enfermeiro e enfermeira no Brasil e neste momento de crise causado pela pandemia da Covid-19 estes profissionais, e demais categorias ligadas à saúde, estão na linha de frente na luta diária pela vida.

No Pará o deputado Bordalo apresentou uma série de proposições que visam garantir melhores condições de trabalho à categoria, a exemplo da moção n° 226/2020, que solicita ao Governador do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a realização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em todos os profissionais que estão no front de trabalhos considerados essenciais no Estado.

O Projeto de Indicação n° 13/2020 apresentado pelo parlamentar solicita, em caráter excepcional, o abono salarial aos servidores e funcionários públicos do quadro da Saúde. O Projeto também beneficiará servidores de outros quadros que estejam prestando serviços essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2).

Leia mais: PL cria Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Pará

A pressão emocional que os profissionais da saúde têm enfrentado em seus postos de trabalho também foi objeto de demanda do deputado Bordalo. Já protocolado o Projeto de Lei n° 98/2020 cria uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS. O PL institui que o atendimento também se estenda aos familiares que convivem com estes profissionais, como esposa (o), companheira (o), filho (a) e pais. Outras pessoas que residam no mesmo ambiente familiar que esses profissionais terão acolhimento psicológico.

O petista solicitou por meio de moção n° 200/2020, o encaminhamento de ofício ao Governador Helder Barbalho para realização de estudos sobre a possibilidade de serem adotadas providências, a fim conceder aos servidores de saúde a isenção do transporte público e intermunicipal, em todo o Pará. A medida seria temporária, durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Pela bancada do PT na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), representados pelos parlamentares Carlos Bordalo, Dirceu Ten Caten e Dilvanda Faro, foram apresentados dois Projetos: O PL n° 84/2020, que garante a suspensão das cobranças de parcelas de empréstimos consignados realizados por servidores públicos estaduais e o Projeto de Resolução nº 10/2020, que institui a condecoração de honra ao Mérito denominada “Profissional da Saúde Paraense 2020”, uma forma de homenagear estes profissionais, que arduamente lutam pela vida.

 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.