EDUCAÇÃO

Bordalo solicita climatização nas salas de aula da Escola Professor Acy de Jesus Barros

A comunidade escolar reclama que as altas temperaturas impedem os alunos de assistir às aulas e os professores de realizar seu trabalho

O deputado Bordalo (PT) apresentou, na última terça-feira (20), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo do Estado a garantia da climatização das salas de aulas da Escola Estadual Professor Acy de Jesus Barros Pereira no bairro da Sacramenta em Belém.

A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), para que as devidas providências sejam tomadas. Possibilitando atenção ao apelo de alunos e professores, que sofrem com o calor excessivo nas salas de aula da escola, as quais não possuem um sistema de climatização. 

De acordo com relatos da comunidade escolar, o calor constante tem causado irritabilidade, impaciência e desmotivação nos estudantes, atrapalhando o desempenho e a capacidade de aprendizagem dos alunos. Com as altas temperaturas, o nível de concentração dos alunos diminui e o estudante fica com mais dificuldade para se atentar ao que está sendo trabalhado em sala de aula.

Problemas na estrutura que comprometem uma instituição que atende mais de 800 alunos da rede estadual sendo uma das principais escolas de ensino fundamental e médio da passagem Mucajá na Sacramenta. O que tem gerado desmotivação nos alunos e professores, implicando de forma negativa no processo de ensino e aprendizagem.

Realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social, a pesquisa “Undime Educação na Pandemia”. Aponta que após mais de dois anos de pandemia, as redes municipais de ensino se veem diante de um desafio urgente: a recomposição/recuperação da aprendizagem. 

Entre as dificuldades apontadas pela pesquisa está o planejamento e a implementação de estratégias de recomposição/recuperação da aprendizagem. E, principalmente, a falta de condições logísticas e de infraestrutura. 

Bordalo destaca na moção que defender a melhoria do ensino público passa pela qualidade no ambiente de trabalho e conforto dos servidores e alunos para cumprimento das metas. 

A moção foi destinada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado do Pará, da Câmara de Vereadores do Município de Belém e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. 

Bordalo em defesa da educação de qualidade

Em 2022 o parlamentar apresentou algumas proposições que buscam o cuidado e a manutenção das redes públicas de ensino. Enfatizando que educação e condições dignas de estudo são prioridades.

Bordalo apresentou em junho uma moção que solicita ao Governo do Estado a  reforma do Colégio Antônio Lemos, em Santa Izabel no Pará, para garantir a preservação de sua arquitetura e história. após receber pelas redes sociais um apelo dos moradores do Município de Santa Izabel para que o parlamentar interceda junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), solicitando melhorias nas instalações do prédio histórico onde funciona o Colégio Antônio Lemos.

O parlamentar também apresentou solicitação em setembro deste ano à Prefeitura Municipal de Cametá restauração na Escola Municipal de Ensino Fundamental Achilles Ranieri, localizada na Comunidade Quilombola de Matias, em Cametá, nordeste paraense. A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria Municipal de Educação para que sejam tomadas as devidas providências. Bordalo tomou conhecimento da precariedade da escola após visitar o município de Cametá, onde recebeu um apelo dos moradores locais para que ele junto ao poder público atue pelo restauro da escola.

Outra solicitação foi cobrando celeridade para que seja retomada a reforma e melhoria nas instalações da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eunice Weaver no bairro da Pratinha, em Belém.  A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) com o objetivo de cobrar respostas sobre o andamento da obra, além de pedir celeridade na conclusão, tendo em vista que a comunidade escolar está sendo afetada negativamente com os transtornos da mesma.

O parlamentar apresentou também na Casa Legislativa em junho deste ano o Projeto de Indicação (PI) que incentiva a inclusão da disciplina Educação Ambiental na grade curricular das Escolas da Rede Estadual de Ensino. Bordalo, registra na proposição, que os problemas ambientais vêm gerando intensa preocupação pelos danos causados à natureza e são decorrentes além da exploração da natureza, mas também de ações cotidianas das pessoas que tem intensificado continuamente a degradação do meio ambiente. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.