O deputado Bordalo (PT) apresentou à mesa diretora, na última terça-feira (30), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita a Prefeitura Municipal de Cametá restauração na Escola Municipal de Ensino Fundamental Achilles Ranieri, localizada na Comunidade Quilombola de Matias, em Cametá, nordeste paraense.
A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria Municipal de Educação para que sejam tomadas as devidas providências. Bordalo tomou conhecimento da precariedade da escola após visitar o município de Cametá, onde recebeu um apelo dos moradores locais para que ele junto ao poder público atue pelo restauro da escola.
De acordo com relatos da comunidade escolar, como forma de protesto, eles fecharam a estrada que liga a cidade de Cametá a Vila de Juaba, reivindicando melhorias na infraestrutura que está em situação precária, e por isso, não há como receber os alunos.
Os depoimentos apontam que existem diversos problemas na instituição, como telhas quebradas, muro quebrado, mato alto, lixo, infiltrações, lajotas quebradas dentro e fora das salas de aula, carteiras danificadas, como também a quadra de esportes que está com as instalações quebradas e descoberta.
Bordalo destaca a importância da escola ao município
Na tentativa de solucionar o problema, pais, alunos e professores fizeram um abaixo-assinado com as reivindicações necessárias, como a necessidade de um porteiro para receber as crianças, uma merendeira e um profissional de serviços gerais, pois só há uma pessoa que desempenha todos esses serviços.
Outra reclamação é a falta de professores, que por conta dos problemas estruturais, foram deslocados para outras instituições de ensino, criando um déficit para a escola. Agravando ainda mais situação dos estudantes, tendo em vista que a escola é muito importante para a comunidade, que vem reivindicando por melhorias há muito tempo e protestam contra a demora da prefeitura em resolver os problemas, pois todo o prédio está precário e por conta da atual estrutura não há como atender as demandas da comunidade escolar o que impede que os alunos possam ter acesso ao ensino de qualidade na região.
Uma pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social denominada de “Undime Educação na Pandemia” aponta que um grande desafio das redes municipais está no planejamento e a implementação de estratégias de recomposição/recuperação da aprendizagem. E, principalmente, a falta de condições logísticas e de infraestrutura.
Além disso, as reivindicações da comunidade buscam garantir que o funcionamento presencial da Escola Municipal Achilles Ranieri ocorra em condições dignas. Assim, diante desta realidade e do prejuízo irreparável dos alunos que estão fora de sala de aula e precisam dar continuidade aos estudos, é que se justifica a presente proposição.
A moção foi encaminhada ao Gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura de Cametá, Câmara Municipal desse município, Ministério Público Estadual e Federal.