SEGURANÇA

Bordalo solicita mais segurança na região ribeirinha de Cametá

O parlamentar apresentou a solicitação após receber um apelo dos ribeirinhos da região por mais segurança

O deputado Bordalo (PT) apresentou à mesa diretora, na última terça-feira (30), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo do Estado melhorias na segurança para combater a ação violenta de piratas nos rios de Cametá.

A moção foi encaminhada por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e à Prefeitura de Cametá com o objetivo de solicitar mais segurança às comunidades ribeirinhas da região. Em visita ao município, o deputado Bordalo recebeu um apelo dos moradores locais para que atue junto ao poder público na contenção das ações violentas recorrentes que têm ocorrido nos rios do município.

Bordalo enfatiza necessidade de segurança

De acordo com relatos da comunidade local, os bandidos invadem as casas dos moradores para roubar seus pertences, suas embarcações e ainda agridem e humilham as famílias. Eles relatam que as comunidades, anteriormente tranquilas e pacatas, se tornaram alvos dos criminosos que agem livremente em todo o município, sobretudo na região do baixo Tocantins.

Outras denúncias constam que a inspeção nos rios do município não é frequente, situação que deixa rastros de traumas e prejuízos nas comunidades. Além do medo iminente da violência.  

Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2022, pelo menos um terço das cidades mais violentas do país estão na Amazônia Legal, a taxa de violência letal na região é 38%, número superior à média nacional. O relatório cita também dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) apontando que a Amazônia é responsável por 77% dos conflitos no campo dos últimos 10 anos no país. Nos municípios classificados pelo IBGE como rurais, onde há baixa densidade populacional, a violência letal na Amazônia é 14,6% superior na Amazônia do que a média brasileira. 

O relatório ainda registra que das 30 cidades brasileiras com taxas de mortes violentas intencionais superiores a 100 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, 10 delas estão localizadas na Amazônia. Jacareacanga, no Pará, tem uma taxa média de MVI de 199,2 por 100 mil habitantes e é o segundo município mais violento do país. 

A moção foi encaminhada ao conhecimento da Casa Civil, ao Gabinete do Prefeito e a Câmara Municipal de Cametá, a Ouvidoria do Estado do Pará, a Defensoria Pública, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), a Secretaria de Justiça e Direitos humanos (SEJUDH), a Marinha do Brasil e ao Ministério Público Estadual e Federal. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content