ECONOMIA

Bordalo solicita Programa “Nossa Feira” para Abaetetuba, Bragança e Irituia

O parlamentar recebeu a solicitação de trabalhadores das feiras para que ele possa demandar esforços junto ao Governo do Estado para levar o Programa para essas regiões

Em mais uma iniciativa para fortalecer o trabalho da comunidade feirante, o deputado Bordalo (PT) apresentou nesta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, a extensão do Programa “Nossa Feira” para os municípios de Abaetetuba, Bragança e Irituia. 

Após visitas a estes municípios, o parlamentar recebeu a solicitação de trabalhadores das feiras para que ele possa demandar todos os esforços junto ao Governo do Estado para levar o Programa “Nossa Feira” a essas regiões, com o objetivo de garantir apoio ao desenvolvimento dos feirantes e das feiras dessas localidades.

As feiras livres são uma organização populacional e fazem parte da história das organizações sociais, segundo a pesquisa “Análise Socioambiental da Feira Livre de Bragança/Pa” as feiras livres iniciaram-se de uma forma natural, de modo que continham uma grande variedade de produtos disponíveis, uma vez que a sobra trocava-se pelo que lhe faltava. 

Elas possuem uma grande importância regional. Além de serem capazes de suprir com qualidade a alimentação da população local, também exercem um importante papel na economia dos municípios, pois são um grande gerador de emprego e renda para agricultores familiares. Soma-se a isso o fato de que as rendas geradas por essas feiras possuem como principal destino o comércio urbano.

BORDALO E A ATUAÇÃO NAS FEIRAS

Bordalo já foi secretário de Economia, na gestão em que Edmilson esteve à frente da Prefeitura de Belém (1997-2004), e foi responsável pela reforma da maior feira livre da América Latina, o Ver-O-Peso. Em maio deste ano o parlamentar participou da primeira entrega de equipamentos para as feiras do Jurunas, Cremação e uma parte do Ver-o-Peso.

Já em agosto deste ano destinou emenda parlamentar de R$ 250 mil reais para fazer um levantamento socioeconômico com os trabalhadores de feiras e mercados de Belém, Ananindeua, Bragança e Abaetetuba com a proposta de atender suas necessidades de trabalho e construir um aplicativo que possibilite a compra e a venda dos produtos desses trabalhadores.

Blog do Bordalo bordalo no mercado de carne
Entrega de equipamentos de trabalho aos feirantes do Ver-o-Peso

E em março o deputado Bordalo atendeu o apelo dos feirantes que trabalham na Feira livre do Entroncamento e solicitou à Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado providências para a recuperação das ruas que fazem confluência com a Rodovia Augusto Montenegro e Avenida Pedro Álvares Cabral, onde fica localizada a Feira do Produtor.

A moção reitera que os municípios de Abaetetuba, Bragança e Irituia-Pa sejam incluídos na agenda de prioridades do Programa Nossa Feira. A decisão foi encaminhada ao conhecimento das Secretarias de Economia e Agricultura dos referidos Municípios e das suas Câmaras Municipais, do SEBRAE e da FETAGRI.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content