Nesta quinta-feira (01) a partir de 9h na Sala Vip da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), será realizada a primeira oitiva da Comissão Temporária Interna de Estudo e Acompanhamento da Qualidade, da Segurança e da Fiscalização do Transporte Fluvial de Passageiros no Pará, instalado pelo deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA.
A reunião contará com a participação da Dra. Ligia Valente, promotora de justiça no Centro de Apoio Operacional de Cidadania (CAO) do Ministério Público do Pará (MPPA); Major Anderson Teixeira de Almeida representante da Polícia Militar do batalhão fluvial; Delegado Artur do grupamento fluvial da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Luiz Carlos de Menezes Barros Júnior, diretor da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) da Polícia Civil; representante da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA).
A oitiva será realizada de forma virtual e presencial. Grupos e movimentos da região do Marajó estarão acompanhando a reunião. A Comissão Temporária Interna de Segurança do Transporte Fluvial realizará o procedimento de escuta com representantes da sociedade civil das regiões do Marajó, Tocantina, Santarém e Marabá entre os dias 14 e 15 de dezembro.
Compõem a equipe de investigação os deputados: Carlos Bordalo, membro nato e autor; Orlando Lobato (PSD), presidente; Martinho Carmona (MDB); Gustavo Seffer (PSD); Ana Cunha (PSDB); Cilene Couto (PSDB), Fábio Figueiras (PSB); Alex Santiago (PP), Cilene Couto (PSDB); Wanderlan Quaresma (MDB); Luth Rebelo (PP) e Dra. Heloísa (PSDB),
A Comissão terá duração de 120 dias de trabalho e será composta por e busca avaliar os problemas das embarcações clandestinas sucateadas que trafegam nos rios paraenses, as quais colocam em risco a vida de centenas de pessoas. A proposta de Comissão havia sido requerida, por Bordalo, em setembro deste ano após o trágico naufrágio ocorrido na Ilha de Cotijuba no dia 08 do mesmo mês, o qual vitimou 22 pessoas.