O deputado Bordalo (PT) protocolou, na última terça-feira (03), dois Projetos de Lei que reforçam o papel do Estado como indutor do desenvolvimento com justiça social. As proposições têm como foco ampliar a transparência das informações, democratizar o acesso a oportunidades de trabalho e qualificação profissional e fortalecer políticas de inclusão produtiva no Pará.

De autoria do parlamentar, os Projetos de Lei partem de uma compreensão comum: o acesso à informação é um direito e um instrumento fundamental para reduzir desigualdades sociais, especialmente entre jovens, trabalhadores em busca de recolocação e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Estado movimenta a economia, gera empregos e oportunidades, mas essas informações nem sempre chegam a quem mais precisa. Nosso objetivo é transformar a ação estatal em um vetor real de inclusão produtiva, com transparência e responsabilidade social”, afirma o deputado Bordalo.

Transparência ativa para ampliar o acesso ao mercado de trabalho

O primeiro Projeto de Lei propõe o estabelecimento de diretrizes para a divulgação acessível de oportunidades de trabalho, estágio, aprendizagem e qualificação profissional vinculadas a contratos administrativos, obras públicas, concessões e parcerias firmadas pelo Estado do Pará.

A iniciativa reconhece que o poder público, ao contratar obras e serviços, gera oportunidades concretas de inserção produtiva, que muitas vezes permanecem restritas a circuitos informais de informação. Ao incentivar a transparência ativa, o Projeto busca ampliar o alcance social dos investimentos públicos e reduzir desigualdades históricas no acesso ao mercado de trabalho.

“Não se trata de impor contratações ou criar cotas, mas de garantir que a informação chegue à população de forma clara e acessível. Informação também é política pública”, destaca Bordalo.

CNH Pai D’égua como ponto de partida para a inclusão produtiva

O segundo Projeto de Lei, também de autoria do deputado Bordalo, amplia o alcance social do Programa CNH Pai D’égua, reconhecido nacionalmente como uma das maiores iniciativas de inclusão social do país. A proposta parte de um princípio central: a CNH não deve ser um ponto de chegada, mas um ponto de partida.

O texto estabelece diretrizes para que o Estado atue como articulador da inserção produtiva, promovendo a divulgação de oportunidades de trabalho, estágio, aprendizagem e qualificação profissional, prioritariamente voltadas aos beneficiários de programas de habilitação social.

“Garantir a CNH é fundamental, mas precisamos ir além. A carteira deve abrir portas para o trabalho, a renda e a autonomia. É isso que essa proposta busca assegurar”, reforça o parlamentar.

Propostas complementares e alinhadas ao interesse público

Embora tratem de políticas específicas, os dois Projetos de Lei se complementam ao integrar transparência, informação e oportunidades, fortalecendo o papel do Estado na promoção do desenvolvimento econômico com inclusão social.

As proposições estão alinhadas aos fundamentos constitucionais da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho e da função social da atividade econômica, reafirmando o compromisso do Parlamento paraense com soluções modernas, equilibradas e socialmente responsáveis.

“Estamos falando de desenvolvimento com equidade, de políticas públicas que chegam às pessoas e transformam vidas, sem onerar o Estado ou o setor produtivo”, conclui Bordalo.

Os Projetos de Lei seguem agora para apreciação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Deixe um comentário

Rolar para cima

Descubra mais sobre Deputado Bordalo - PA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo