Cidadania

Bordalo Propõe criação de Políticas Públicas à pessoas em situação de Rua

Foto: Reprodução / Davidson Luna

O deputado Bordalo deu entrada no Projeto de Lei n° 85/2020, que institui política pública para as pessoas em situação de rua. De acordo com o PL é considerado população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que tem em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. São consideradas também, pessoas sem moradia convencional regular e que utiliza locais públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.

Leia Mais: Alepa aprova projetos do deputado Bordalo, que tornam obrigatório o uso de máscaras no Pará

Com isso o parlamentar pretende garantir mais dignidade e cidadania a essas pessoas.  A erradicação de atos violentos e ações vexatórias e de estigmas negativos e preconceitos sociais que produzam ou estimulem a discriminação e a marginalização, seja pela ação ou omissão.

A medida proposta mostra-se de extrema importância, já que o último levantamento feito pelo Ministério da saúde sobre essas pessoas em situação de rua revela dados alarmantes. O Brasil registrou ao menos 17.386 casos de violência contra a população em situação de rua entre os anos de 2015 e 2017. A pesquisa leva em conta os casos em que a motivação principal para a violência é a pessoa estar em situação de rua.

Violência

Além dos casos de violência essas pessoas são, na maioria das vezes, desassistidas de assistência médica. A Pesquisa Nacional sobre a Saúde da População em Situação de Rua realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2008, e que ouviu cerca de 32 mil pessoas em situação de rua, revelou que:

Dados do Ministério da Cidadania e Combate à Fome (2008)
Dados do Ministério da Cidadania e Combate à Fome (2008) arte: ascom Bordalo

Segundo o texto apresentado pelo deputado está previsto a implementação de redes de acolhimento temporário, centros de defesa dos direitos para a população de rua, criação de canais de denúncias de violência a essas pessoas. A medida também prevê  incluir a população em situação de rua como público-alvo prioritário na intermediação de emprego, também na qualificação profissional e no estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e com o setor público para a criação de postos de trabalho.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.