PL sobre instalação de placas em braille nos pontos de ônibus no Pará segue para sanção do governador

Sem categoria
O PL foi aprovado na Alepa em sessão ordinária / Reprodução-EPTC

De autoria do deputado Bordalo (PT-PA) foi aprovado o Projeto de Lei n° 210/2018 que torna obrigatória a instalação de placas em braille para informar as linhas de ônibus e roteiros de viagens nas estações rodoviárias no estado do Pará às pessoas com deficiência visual. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (18), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e segue para sanção do governador Helder Barbalho.

As placas escritas em braille atendem aos requisitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Federal n° 13.146/2015, que destina a promover e assegurar os direitos e liberdades da pessoa com deficiência visando a inclusão social e a cidadania.

Bordalo, que está em seu quarto mandato e preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, fez uso da tribuna para defender o projeto. “Muitos deficientes visuais reclamam que nos terminais rodoviários não há uma placa em braille, não existe nenhuma orientação que possa garantir maior autonomia e liberdade a eles nesses espaços. Não é justo que um indivíduo não possa ter o direito de se informar em um terminal”, destacou.

O braille é um sistema de escrita e leitura utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, criado pelo francês Louis Braille, em 1827. Em alto-relevo o braille é lido passando-se a ponta dos dedos sobre os sinais.

De acordo com o PL n° 210/2018 caberá ao Poder Executivo Estadual estabelecer o órgão responsável para fiscalizar e assegurar o cumprimento dos dispositivos da Lei, o qual também encarregará de aplicar as penalidades cabíveis.

O parlamentar vem atuando na garantia de direitos de pessoas com deficiência. O PL foi aprovado em um momento importante para o Estado, quando foi instituída oficialmente a criação do Grupo de Trabalho de Estudo e Ações Relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista, que irá discutir sobre a implementação da Clinica Escola para Autismo, centro de referência que foi mobilizado pelo mandato do deputado e por meio de emenda parlamentar no valor de R$1,5 milhão obteve mais força para ser concretizado.

Leia mais: Grupo de trabalho vai debater políticas e ações para pessoas com autismo no Pará 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.