PL sobre instalação de placas em braille nos pontos de ônibus no Pará segue para sanção do governador

O PL foi aprovado na Alepa em sessão ordinária / Reprodução-EPTC

De autoria do deputado Bordalo (PT-PA) foi aprovado o Projeto de Lei n° 210/2018 que torna obrigatória a instalação de placas em braille para informar as linhas de ônibus e roteiros de viagens nas estações rodoviárias no estado do Pará às pessoas com deficiência visual. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (18), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e segue para sanção do governador Helder Barbalho.

As placas escritas em braille atendem aos requisitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Federal n° 13.146/2015, que destina a promover e assegurar os direitos e liberdades da pessoa com deficiência visando a inclusão social e a cidadania.

Bordalo, que está em seu quarto mandato e preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, fez uso da tribuna para defender o projeto. “Muitos deficientes visuais reclamam que nos terminais rodoviários não há uma placa em braille, não existe nenhuma orientação que possa garantir maior autonomia e liberdade a eles nesses espaços. Não é justo que um indivíduo não possa ter o direito de se informar em um terminal”, destacou.

O braille é um sistema de escrita e leitura utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, criado pelo francês Louis Braille, em 1827. Em alto-relevo o braille é lido passando-se a ponta dos dedos sobre os sinais.

Leia mais: Clínica Escola para Autismo recebe apoio da Seduc

De acordo com o PL n° 210/2018 caberá ao Poder Executivo Estadual estabelecer o órgão responsável para fiscalizar e assegurar o cumprimento dos dispositivos da Lei, o qual também encarregará de aplicar as penalidades cabíveis.

O parlamentar vem atuando na garantia de direitos de pessoas com deficiência. O PL foi aprovado em um momento importante para o Estado, quando foi instituída oficialmente a criação do Grupo de Trabalho de Estudo e Ações Relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista, que irá discutir sobre a implementação da Clinica Escola para Autismo, centro de referência que foi mobilizado pelo mandato do deputado e por meio de emenda parlamentar no valor de R$1,5 milhão obteve mais força para ser concretizado.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte