O deputado Bordalo (PT) apresentou, na terça-feira (19), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº 971/2023 que solicita ao Governo do Estado aumento das rondas policiais dentro e fora do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A proposição foi encaminhada ao Governo por meio da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP) para que as devidas providências sejam tomadas em razão dos constantes assaltos que causam insegurança na comunidade escolar, no bairro do Guamá, em Belém
De acordo com as denúncias, não é a primeira vez que os estudantes testemunham acontecimentos desse tipo, e a ocorrência de assaltos tanto no campus quanto nas proximidades é uma situação recorrente.
O parlamentar aponta na moção a importância de lembrar que em julho deste ano um aluno de outra universidade que estava presente no complexo de festas “Vadião” reagiu a uma tentativa de assalto e acabou sendo ferido a tiros. Logo após o incidente, o suspeito conseguiu escapar em uma motocicleta.
O deputado Bordalo foi informado por estudantes dessa instituição e, em resposta a essa denúncia, solicitaram que o deputado fizesse todos os esforços necessários para atender a esta demanda. Conforme relatado, na tarde da quinta-feira passada, dia 14, alunos da UFPA foram vítimas de um assalto cometido por dois indivíduos dentro do ônibus da linha UFPA – Pedreira.
Os assaltantes roubaram pertences de todos os passageiros, bem como do cobrador e do motorista. O terminal rodoviário urbano localizado ao lado do campus e atende centenas de estudantes da Universidade tornou-se um dos principais locais de atuação desses criminosos.
Bordalo aponta urgência
Bordalo registra na proposição que diante desses motivos, torna-se imperativo agir com a urgência necessária, implementando medidas eficazes e proativas, como o reforço do policiamento, com o objetivo de prevenir a ocorrência de futuros episódios de violência semelhantes.
A comunidade escolar merece um ambiente seguro e acolhedor, onde possa circular sem preocupações, e essa medida é crucial para garantir o bem-estar dos alunos, proporcionar tranquilidade aos professores e demais funcionários do campus, e fomentar o sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
A moção foi encaminhada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado, gabinete do Prefeito de Belém, Câmara Municipal desse município, Polícia Militar do Pará, Polícia Civil e ao gabinete do Reitor da Universidade Federal do Pará.