O deputado Bordalo, após ouvir relatos sobre os problemas que a população do Tapanã enfrenta, protocolou três moções nesta terça-feira (09) em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) solicitando providências sobre a falta de água, médicos e uma creche no bairro.
O parlamentar esteve em uma roda de conversa com lideranças comunitárias, militantes e moradores do bairro na noite desta segunda-feira (08).
ÁGUA
Em atendimento ao apelo, o parlamentar solicitou ao Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa que adote medidas, em caráter de urgência, para resolução do problema enfrentado pelas famílias que residem no bairro do Tapanã, em Belém.
Os moradores ainda informaram que quando há o serviço, a água é barrenta, o que a torna imprópria para o consumo. Eles destacam que os problemas de abastecimento de água na região são antigos e recorrentes.
SAÚDE
Os moradores contaram também com a falta de profissionais da área de saúde na Unidade Básica de Saúde – UBS. Bordalo protocolou à mesa diretora da Alepa a moção n° 549/2022 em que solicita à Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Sesma, providências para garantir a contratação de médicos.
EDUCAÇÃO
Um terceiro ponto apresentado é a regularização das aulas da Creche Nosso Lar. De acordo com os moradores, o espaço não é suficiente para atender a demanda local. Além disso, o prédio estaria em reforma e não há previsão para que as aulas sejam retomadas. Por meio da moção n° 551/2022, o deputado Bordalo solicita à Secretaria Municipal de Educação – Semec e Fundação Papa João XIII – Funpapa, que providencie medidas para a devida regularização das aulas.
As três solicitações foram apresentadas na tribuna do Plenária Newton Miranda em pronunciamento pelo parlamentar. As moções serão enviadas aos órgãos competentes por meio de ofício enviado pela casa legislativa.
BORDALO – TAPANÃ
Em 2021, Bordalo cobrou providências dos órgãos públicos sobre os problemas enfrentados pela população do Tapanã como obras para o nivelamento da Rua São Vicente de Paula para tratar os alagamentos resultantes das enchentes do Canal Mata Fome, que em período chuvoso o Canal transborda e alaga a rua, impedindo o tráfego de pessoas pelo local.
O parlamentar também solicitou operação de limpeza e saneamento no Residencial Benedito Monteiro no Tapanã.
E pediu à Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN), a conclusão da obra de drenagem e pavimentação na Rua São Geraldo no bairro.
Outra solicitação apresentada pelo Bordalo na Alepa foi uma moção a realização da limpeza das ruas e a retirada de lixos da Comunidade Fé em Deus no Tapanã, enviada à Prefeitura Municipal de Belém e a Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN).