Em busca de atender as necessidades dos moradores do distrito de Outeiro em Belém, o deputado Bordalo (PT) apresentou durante sessão ordinária, na última terça-feira (09), uma moção à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) solicitando ao Governo do Estado a implementação e melhoria de um conjunto de políticas públicas na ilha que possibilite a garantia de acesso aos direitos básicos.
Bordalo fez a solicitação por meio das Secretarias de Estado de Educação, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; Saúde; Cultura; Esporte e Lazer. O parlamentar esteve em visita no Distrito de Outeiro onde recebeu um apelo dos moradores para garantir a implantação de escolas de ensino médio, fundamental, infantil e creches nas comunidades da Ilha.
EDUCAÇÃO
Um dos problemas levantados na reunião foi que estudantes precisam se deslocar para o centro do município de Belém para frequentar uma sala de aula, pois as escolas municipais da ilha só atendem até o 6º ano do ensino fundamental, não sendo suficiente para todos os alunos. Com a falta de creches, muitas mães se revezam para ter com quem deixar seus filhos enquanto trabalham.
SANEAMENTO
Outra demanda inclui a dificuldade dos moradores em se deslocar. Algumas ruas estão intrafegáveis, especialmente em razão da enorme quantidade de buracos e mato, impossibilitando a passagem, expondo as pessoas a riscos constantes de acidentes. Segundo a comunidade das 468 ruas existentes na ilha, apenas 12 encontram-se asfaltadas, e no período das fortes chuvas, os problemas já existentes agravam, tornando a vida das comunidades ainda mais difícil.
SAÚDE
Além destes problemas os moradores reivindicam melhorias na saúde, pois só há uma Unidade Básica de Saúde- UBS que não atende as demandas da população, sendo necessário a construção de um Hospital que atenderia as 32 ilhas que rodeiam o Distrito de Outeiro.
Bordalo apresenta na moção, para resolver parcialmente o problema e de forma imediata, a solicitação para implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA para atender não só a população local, mas também a população visitante que a ilha recebe em períodos de maior movimento.
Outro problema é a carência de projetos sociais voltados para a população jovem, que devem ser implantados a diminuição da violência, o fortalecimento da cultura e a profissionalização destes.
BORDALO E O TRABALHO POR OUTEIRO
Bordalo em 2018 criticou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) o estado de abandono do Distrito de Outeiro. Ele mencionou em sua fala que a Ilha estava violenta, suja, com transporte caótico e que Outeiro estava sofrendo com a falta de saneamento, pavimentação e com a precariedade do atendimento à saúde.
Em 2021, Bordalo apresentou uma moção solicitando a recuperação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, localizada no bairro da Brasília, Distrito de Outeiro em Belém. A escola estava sem merenda, com a fiação exposta e a rua de acesso tomada por mato e a comunidade escolar fez um apelo ao deputado.
Ainda em 2021 o parlamentar protocolou uma moção que solicitava ação da Prefeitura Municipal de Belém para garantir, urgentemente, a realização de obras de recuperação da Travessa Guarujá, localizada na Avenida Paulo Costa, entre a Jader Barbalho e a São Sebastião, no Distrito de Outeiro. A comunidade procurou a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor para que demande todos os esforços com o objetivo de garantir que a recuperação asfáltica da rua ocorra o mais rápido possível, sabendo que há um período extenso em que os moradores desta área aguardam por uma solução.
A moção foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura de Belém, da Câmara Municipal desse município, Administração Regional do Outeiro (AROUT), Ministério Público Estadual e Federal.