CONSUMIDOR

Projeto de Lei proíbe cobrança automática após período de teste gratuito

Nova legislação visa proteger os consumidores de cobranças indesejadas por serviços digitais

Projeto de Lei (PL), do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), proíbe a vinculação de dados do consumidor para a cobrança automática, após o período de teste gratuito oferecido pelo prestador de serviços no Pará.

A proposição foi apresentada na última quarta-feira (08), durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e visa proteger os consumidores paraenses de práticas comerciais questionáveis no ambiente digital.

Uma das diretrizes do PL é que, após o término do período de teste gratuito, o consumidor deverá ser informado sobre o encerramento do serviço, além de ter a opção de escolher pela renovação e cobrança informada.

Após ter sido notificado sobre o fim do período de gratuidade, ainda que o consumidor não se manifeste sobre a renovação, o serviço não poderá ser renovado e nem ser cobrado automaticamente do consumidor sem ter sua anuência expressa.

Projeto de Lei destaca penalização do prestador de serviço

Caso o prestador de serviços realize a cobrança de forma automática, poderá ser responsabilizado por ato ilícito e pelos prejuízos causados ao consumidor.

A fiscalização do cumprimento dessa lei ficará a cargo dos órgãos indicados pelo Poder Executivo, reforçando o compromisso do Estado do Pará em proteger os direitos dos consumidores no ambiente digital.

O Projeto de Lei está em conformidade com as disposições da legislação que assegura os direitos dos consumidores, dentre elas está a divulgação de informações adequadas e claras sobre os diversos produtos e serviços, com precisa especificação de quantidade, características, composição, qualidade e preço, assim como a exposição dos riscos, bem como proteção contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

Em sua justificativa o deputado Bordalo diz que é  muito comum, os consumidores, ao contratar um serviço por um período de teste gratuito em aplicativos, sites e ou plataformas digitais, enfrentar sérios problemas com as cobranças periódicas em seus cartões de crédito ou conta corrente sem a sua anuência. Dessa forma, o presente projeto de lei busca resguardar os direitos do consumidor e dar mais transparência às contratações feitas de forma online.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) revela que 67% dos entrevistados relataram ter experimentado situações em que seus direitos como consumidores foram desconsiderados. Apenas 29% afirmaram nunca terem enfrentado tal desrespeito.

Dentre os exemplos mais frequentemente mencionados de desrespeito, destacam-se a dificuldade em cancelar serviços ou efetuar a devolução/troca de produtos (19%), cobranças indevidas (17%) e a venda de itens danificados (15%).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo