PANDEMIA

PL prevê multa às operadoras de planos de saúde que dificultarem contratos por idosos

De autoria do deputado Bordalo, o PL visa assegurar serviços médicos aos idosos paraenses
Foto: Divulgação/Agência Brasil EBC

O deputado Bordalo apresentou, em sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Projeto de Lei (PL) n° 147/2020 para assegurar serviços médicos aos idosos paraenses. O PL proíbe que as operadoras de planos de saúde estabeleçam critérios que dificultem ou impossibilitem a contratação por idosos no Estado do Pará.

A medida entende que os critérios que dificultam ou inviabilizam a contratação, são: a exigência de avaliação prévia do cliente e a fixação de preço desproporcionalmente superior aos valores cobrados para as outras faixas etárias. O PL também prevê a imposição de sanções ao corretor responsável pela negociação.

Se aprovada as empresas que desrespeitarem a lei estarão sujeitas a multa no valor de R$ 20 mil reais, sendo aplicado o dobro em cada reincidência. Todo o valor arrecadado pelas multas do não cumprimento desta Lei deverão ser destinados ao Fundo Estadual de Saúde – FES.

Durante a pandemia vários idosos relataram abusos por parte das operadoras de plano de saúde. Entre as reclamações estão as cobranças de valores indevidos, aumento irregular do valor da mensalidade e dificuldades na contratação de novos de planos.

Leia Mais: Bordalo e Dirceu realizam reunião remota com profissionais do audiovisual

De acordo com Ministério da Saúde o custo do tratamento de uma pessoa idosa infectada pela Covid-19 é 30% superior à de uma pessoa jovem. Por conta do custo maior dos idosos as redes de planos de saúde estariam negando as contratações de planos a essas pessoas.

Mas o Instituto brasileiro de defesa do consumidor (IDEC) faz algumas orientações de como os planos devem funcionar durante a pandemia:

Deveres dos planos de saúde durante a pandemia - Arte Ascom Bordalo
Deveres dos planos de saúde durante a pandemia – Arte Ascom Bordalo

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.