HOMENAGEM

Alepa aprova projeto e Padre Bruno dará nome à Usina da Paz na Cabanagem

O projeto de lei de autoria do deputado Bordalo foi aprovado pelo parlamento e seguirá para apreciação do Governador Helder Barbalho

De autoria do deputado Bordalo (PT), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) o Projeto de Lei Nº 185/2021, que nomeia a Usina da Paz que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) instalada no bairro da Cabanagem, de Usina da Paz Pe. Bruno Sechi.

Em homenagem a uma das figuras que trabalhou para alterar a paisagem de violência na capital paraense e por meio da educação popular criou e articulou uma rede que busca defender os direitos da criança e do adolescentes, além de prestar assistência social às famílias em condições de vulnerabilidade. 

PADRE BRUNO SECHI: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA PELA PAZ

Padre Bruno é natural da Sardenha, na Itália, Bruno Sechi tem uma história de mais de cinco décadas na capital paraense, terra onde ele se sensibilizou com a vida difícil de famílias de moradores da periferia e criou, o então chamado Movimento da República do Pequeno Vendedor, em 1970. 

Ele reuniu alguns educadores e começou o que conhecemos hoje como Movimento República de Emaús, um movimento social que tem como foco principal combater a estrutura de violência, desigualdade e, sobretudo, promover a interação social entre as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Além de garantir a proteção e a defesa dos direitos humanos de meninos e meninas em comunidades com elevados índices de violência por meio do acesso à educação, cultura e lazer. 

BORDALO RELEMBRA O LEGADO DE PADRE BRUNO SECHI

A proposta do Projeto de Lei leva em consideração a história de luta contra violência e a promoção de direitos do Padre Bruno Sechi como um legado que corrobora com os objetivos do projeto TerPaz realizado na Usina, o qual busca a prevenção à violência, garantia da inclusão social, do fortalecimento comunitário e da transformação social, está em total consonância com os objetivo do TerPaz. 

E Bordalo defende ainda na proposição que a escolha da UsiPaz seja no bairro da Cabanagem devido a região ter relação direta com as ações em que Padre Bruno atuava e tinha presença constante na comunidade.

Projeto do parlamentar teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça- CCJ, teve parecer favorável na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária –CFFO, assim como na comissão de Cultura. Na terça, dia 15, foi aprovado em segundo turno na Sessão Ordinária na Casa Legislativa, a próxima etapa é aprovação e sanção do Governador Helder Barbalho, que terá 15 dias para análise do Projeto de Lei.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo