Igreja de São João Batista é tombada e protegida como patrimônio do Pará

Resultado se deu após mobilização do Deputado Bordalo junto com a comunidade e representantes da igreja em Vila do Conde.
Foto/Divulgação: Ascom Bordalo

Em mais uma conquista coletiva do mandato do deputado Bordalo (PT) junto com as lideranças locais de Vila do Conde foi publicada no Diário Oficial, na última terça-feira (10), a certidão de tombamento da Igreja de São João Batista.

A igreja data do século XVII, podendo ser considerada a terceira mais antiga do Pará, onde foi palco da revolta da cabanagem e abrigou personalidades religiosas como o Padre Antônio Vieira-religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Desde 2019 o Deputado Bordalo articula com a comunidade local e foi em diligências à Barcarena após as lideranças comunitárias de Vila do Conde informarem ao parlamentar sobre as condições do retábulo da igreja de São João Batista e solicitaram apoio do mandato para recuperá-lo, já que se encontra deteriorado pelas intempéries do tempo.

O Altar-Mór da Igreja de São João Batista apresenta arquitetura barroca do período Joanino, um dos únicos do Pará e um dos poucos do Brasil, segundo parecer técnico do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 2020 uma segunda reunião foi realizada pelo Deputado Bordalo com as lideranças comunitárias para articular e sugerir projetos no legislativo que garantissem a recuperação do retábulo. Ele tem cerca de 6 metros de comprimento e estima-se que tenha sido feito pelos indígenas na época colonial.

Blog do Bordalo 118895351 3399182803505282 2145977096989216224 n
Reunião com lideranças comunitárias de Vila do Conde

Neste mesmo ano Bordalo apresentou na Alepa solicitação à Secretaria de Cultura do Pará- Secult para que a Igreja São João Batista seja reconhecida como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Pará. 

Blog do Bordalo Bordalo perfil parlamento
Bordalo apresenta moção que solicita o tombamento da Igreja de São João Batista

A necessidade de tombamento busca preservar bens de valores históricos, culturais, arquitetônicos, entre outros. A fim de que seja guardado referenciais, acontecimentos, marcas da história da sociedade e de suas características. 

Em 2021, o deputado Bordalo articulou e se reuniu com o vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad para solicitar apoio à recuperação da estrutura ornamental. O Padre Milton, pároco na Vila do Conde, foi personagem importante nesse processo de recuperação e valorização do patrimônio. Ele confirma que o restauro gerará mudança social através do turismo e da educação. 

Blog do Bordalo Reuniao de restauro do altar mor da igreja historica de Barcarena destaque
Bordalo se reúne com representantes da Hydro para fechar parcerias em prol do restauro do retábulo

E como resultado de uma intensa mobilização, finalmente o Governo do Pará tomba a Igreja São João Batista como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Protegida pela Lei estadual nº 5.629/90 que inscreve a Paróquia no livro Tombo de bens imóveis de valor histórico, arquitetônico e urbanístico do Pará.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo