Igreja de São João Batista é tombada e protegida como patrimônio do Pará

Resultado se deu após mobilização do Deputado Bordalo junto com a comunidade e representantes da igreja em Vila do Conde.
Foto/Divulgação: Ascom Bordalo

Em mais uma conquista coletiva do mandato do deputado Bordalo (PT) junto com as lideranças locais de Vila do Conde foi publicada no Diário Oficial, na última terça-feira (10), a certidão de tombamento da Igreja de São João Batista.

A igreja data do século XVII, podendo ser considerada a terceira mais antiga do Pará, onde foi palco da revolta da cabanagem e abrigou personalidades religiosas como o Padre Antônio Vieira-religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Desde 2019 o Deputado Bordalo articula com a comunidade local e foi em diligências à Barcarena após as lideranças comunitárias de Vila do Conde informarem ao parlamentar sobre as condições do retábulo da igreja de São João Batista e solicitaram apoio do mandato para recuperá-lo, já que se encontra deteriorado pelas intempéries do tempo.

O Altar-Mór da Igreja de São João Batista apresenta arquitetura barroca do período Joanino, um dos únicos do Pará e um dos poucos do Brasil, segundo parecer técnico do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 2020 uma segunda reunião foi realizada pelo Deputado Bordalo com as lideranças comunitárias para articular e sugerir projetos no legislativo que garantissem a recuperação do retábulo. Ele tem cerca de 6 metros de comprimento e estima-se que tenha sido feito pelos indígenas na época colonial.

Reunião com lideranças comunitárias de Vila do Conde

Neste mesmo ano Bordalo apresentou na Alepa solicitação à Secretaria de Cultura do Pará- Secult para que a Igreja São João Batista seja reconhecida como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Pará. 

Bordalo apresenta moção que solicita o tombamento da Igreja de São João Batista

A necessidade de tombamento busca preservar bens de valores históricos, culturais, arquitetônicos, entre outros. A fim de que seja guardado referenciais, acontecimentos, marcas da história da sociedade e de suas características. 

Em 2021, o deputado Bordalo articulou e se reuniu com o vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad para solicitar apoio à recuperação da estrutura ornamental. O Padre Milton, pároco na Vila do Conde, foi personagem importante nesse processo de recuperação e valorização do patrimônio. Ele confirma que o restauro gerará mudança social através do turismo e da educação. 

Bordalo se reúne com representantes da Hydro para fechar parcerias em prol do restauro do retábulo

E como resultado de uma intensa mobilização, finalmente o Governo do Pará tomba a Igreja São João Batista como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Protegida pela Lei estadual nº 5.629/90 que inscreve a Paróquia no livro Tombo de bens imóveis de valor histórico, arquitetônico e urbanístico do Pará.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.