CULTURA

Bordalo solicita tombamento da Igreja São João Batista, em Barcarena

De autoria do parlamentar, a moção sugere à Secretaria de Estado e Cultura-SECULT que realize o tombamento da histórica Igreja São João Batista, em Vila do Conde.
Deputado Bordalo apresenta solicitação na tribuna

O Deputado Bordalo, propôs nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa, como medida de recuperação, uma moção que solicita o tombamento da Igreja São João Batista, protocolada à mesa diretora em sessão ordinária. A proposta foi resultado do conjunto de reuniões que o deputado teve no último sábado (05) com lideranças comunitárias de Vila do Conde para tratar do restauro do Altar-Mor, o qual corre risco de desabar.

Leia mais: Altar barroco da igreja São João Batista de Barcarena corre o risco de desabar

A solicitação sugere que seja encaminhado um oficio à SECULT, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural-DPACH para a realização do processo. Sabendo que a Igreja São João Batista é um patrimônio histórico do Pará e que, este ano, completou 300 anos, ou seja, uma das edificações mais antigas do Estado.

Dessa maneira, a necessidade de preservação do patrimônio histórico está previsto na Lei Estadual nº 5.629/1990 que regulamenta a promoção, a garantia e o incentivo ao tombamento de obras ou serviços e a valorização do patrimônio cultural paraense.

A decisão também deverá ser levada ao conhecimento do Governador do Estado, do Prefeito e Câmara Municipal de Barcarena, além da Secretaria Municipal de Cultura da cidade e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da direção da igreja.

PATRIMÔNIO

Possivelmente a igreja data do século XVII, podendo ser considerada a terceira mais antiga do Pará, onde foi palco da revolta da cabanagem e abrigou personalidades religiosas de grande destaque para a história do Estado.

A necessidade de tombamento objetiva preservar bens de valores históricos, culturais, arquitetônicos, entre outros. Afim de que seja guardado referenciais, acontecimentos, marcas da história da sociedade e de suas características. Além de resguardar o patrimônio contra a destruição e/ou descaracterização de sua identidade histórica.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.