Bordalo solicita tombamento da Igreja São João Batista, em Barcarena

De autoria do parlamentar, a moção sugere à Secretaria de Estado e Cultura-SECULT que realize o tombamento da histórica Igreja São João Batista, em Vila do Conde.
Deputado Bordalo apresenta solicitação na tribuna

O Deputado Bordalo, propôs nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa, como medida de recuperação, uma moção que solicita o tombamento da Igreja São João Batista, protocolada à mesa diretora em sessão ordinária. A proposta foi resultado do conjunto de reuniões que o deputado teve no último sábado (05) com lideranças comunitárias de Vila do Conde para tratar do restauro do Altar-Mor, o qual corre risco de desabar.

Leia mais: Altar barroco da igreja São João Batista de Barcarena corre o risco de desabar

A solicitação sugere que seja encaminhado um oficio à SECULT, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural-DPACH para a realização do processo. Sabendo que a Igreja São João Batista é um patrimônio histórico do Pará e que, este ano, completou 300 anos, ou seja, uma das edificações mais antigas do Estado.

Dessa maneira, a necessidade de preservação do patrimônio histórico está previsto na Lei Estadual nº 5.629/1990 que regulamenta a promoção, a garantia e o incentivo ao tombamento de obras ou serviços e a valorização do patrimônio cultural paraense.

A decisão também deverá ser levada ao conhecimento do Governador do Estado, do Prefeito e Câmara Municipal de Barcarena, além da Secretaria Municipal de Cultura da cidade e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da direção da igreja.

PATRIMÔNIO

Possivelmente a igreja data do século XVII, podendo ser considerada a terceira mais antiga do Pará, onde foi palco da revolta da cabanagem e abrigou personalidades religiosas de grande destaque para a história do Estado.

A necessidade de tombamento objetiva preservar bens de valores históricos, culturais, arquitetônicos, entre outros. Afim de que seja guardado referenciais, acontecimentos, marcas da história da sociedade e de suas características. Além de resguardar o patrimônio contra a destruição e/ou descaracterização de sua identidade histórica.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte