PATRIMÔNIO

Altar barroco da igreja São João Batista de Barcarena corre o risco de desabar

Comunidade se mobiliza para arrecadar fundos e restaurar o altar que data do período joanino

A comunidade da Vila do Conde em Barcarena tem se mobilizado para angariar fundos para a restauração do altar da Igreja de São João Batista, que este ano completou 300 anos de história e resistência ao tempo. O deputado Bordalo esteve no último sábado (05) em reunião com lideranças comunitárias para apoiar, articular e sugerir projetos no legislativo que possam garantir a recuperação deste patrimônio.

Reunião contou com a presença de lideranças comunitárias de Vila do Conde

Esta foi a segunda reunião que o deputado participou com as lideranças de Vila do Conde sobre o restauro do altar. Na ocasião o parlamentar contribuiu com o fundo de manutenção da igreja e disse que destinará Emenda Parlamentar para recuperação de um dos patrimônios que narram a história no Pará.

De acordo com Márcia Ferreira, integrante da Cáritas da Diocese de Barcarena, a igreja de São João Batista, provavelmente, data do século XVII. “Ela é a terceira igreja mais antiga do Estado do Pará. O retábulo [peça de madeira, de mármore, ou de outro material, que fica por trás e/ou acima do altar] também está em estudo deve ter sido da época joanino jesuítico. É uma relíquia. Uma obra histórica”, afirmou Ferreira.

O Altar-Mór da Igreja de São João Batista apresenta arquitetura barroca do período Joanino, um dos únicos do Pará e um dos poucos do Brasil, segundo parecer técnico do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona, mas que atualmente encontra-se deteriorado. 

O Altar encontra-se com partes deterioradas e com risco de desabar

Leia mais: PL garante espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência física em embarcações no Pará

Ferreira ainda relatou que a comunidade local e o Padre Milton Trindade têm se mobilizado com ações para buscar recursos, além de parcerias com empresários locais e personalidades públicas, como o deputado Bordalo.  

A igreja é tombada pelo município e preserva a estrutura original. Segundo Ferreira existem relatos que foi morada do Padre Antônio Vieira  – religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um das mais influentes personagens do século XVII – além de ter sido palco de uma das revoltas populares mais importantes do Brasil, a Cabanagem. 

Foto: Rosemiro Brito e deputado Bordalo Ascom Bordalo – Lilian Campelo

O deputado ainda assinou ofício do Centro Comunitário de Vila do Conde para apoiar e fortalecer a campanha de construção da orla da praia da Vila, entregue pelo vice-presidente do Centro, pelo pré candidato a vereador Rosemiro Brito

A reunião foi realizada no centro comunitário da igreja e contou com a participação de lideranças comunitárias de Vila do Conde, Márcia Ferreira, da Cáritas da Diocese de Barcarena, Nildo Gomes Costa, Henrique Ney, Presidente da Associação dos Barraqueiros e Comerciantes de Vila do Conde, e Júnior Sardo.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.