Altar barroco da igreja São João Batista de Barcarena corre o risco de desabar

Comunidade se mobiliza para arrecadar fundos e restaurar o altar que data do período joanino

A comunidade da Vila do Conde em Barcarena tem se mobilizado para angariar fundos para a restauração do altar da Igreja de São João Batista, que este ano completou 300 anos de história e resistência ao tempo. O deputado Bordalo esteve no último sábado (05) em reunião com lideranças comunitárias para apoiar, articular e sugerir projetos no legislativo que possam garantir a recuperação deste patrimônio.

Blog do Bordalo 118895351 3399182803505282 2145977096989216224 n
Reunião contou com a presença de lideranças comunitárias de Vila do Conde

Esta foi a segunda reunião que o deputado participou com as lideranças de Vila do Conde sobre o restauro do altar. Na ocasião o parlamentar contribuiu com o fundo de manutenção da igreja e disse que destinará Emenda Parlamentar para recuperação de um dos patrimônios que narram a história no Pará.

De acordo com Márcia Ferreira, integrante da Cáritas da Diocese de Barcarena, a igreja de São João Batista, provavelmente, data do século XVII. “Ela é a terceira igreja mais antiga do Estado do Pará. O retábulo [peça de madeira, de mármore, ou de outro material, que fica por trás e/ou acima do altar] também está em estudo deve ter sido da época joanino jesuítico. É uma relíquia. Uma obra histórica”, afirmou Ferreira.

O Altar-Mór da Igreja de São João Batista apresenta arquitetura barroca do período Joanino, um dos únicos do Pará e um dos poucos do Brasil, segundo parecer técnico do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona, mas que atualmente encontra-se deteriorado. 

Leia mais: PL garante espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência física em embarcações no Pará

Ferreira ainda relatou que a comunidade local e o Padre Milton Trindade têm se mobilizado com ações para buscar recursos, além de parcerias com empresários locais e personalidades públicas, como o deputado Bordalo.  

A igreja é tombada pelo município e preserva a estrutura original. Segundo Ferreira existem relatos que foi morada do Padre Antônio Vieira  – religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um das mais influentes personagens do século XVII – além de ter sido palco de uma das revoltas populares mais importantes do Brasil, a Cabanagem. 

Blog do Bordalo 118854411 3399184146838481 2153264101286898959 n
Foto: Rosemiro Brito e deputado Bordalo Ascom Bordalo – Lilian Campelo

O deputado ainda assinou ofício do Centro Comunitário de Vila do Conde para apoiar e fortalecer a campanha de construção da orla da praia da Vila, entregue pelo vice-presidente do Centro, pelo pré candidato a vereador Rosemiro Brito

A reunião foi realizada no centro comunitário da igreja e contou com a participação de lideranças comunitárias de Vila do Conde, Márcia Ferreira, da Cáritas da Diocese de Barcarena, Nildo Gomes Costa, Henrique Ney, Presidente da Associação dos Barraqueiros e Comerciantes de Vila do Conde, e Júnior Sardo.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte