Programa habitacional a policiais foi recomendação da CPI das milícias em 2015

O deputado Bordalo foi relator na CPI e a apuração deu origem a um relatório de 227 páginas
Foto: Marcelo Seabra - Ag. Pará

A construção de casas em vilas militares como parte de um Programa Habitacional Específico para Policiais Militares foi uma das recomendações da CPI que investigou a atuação de grupos de extermínios e milícias no Pará em 2014, considerada um marco na história no que tange à segurança pública do Estado no âmbito do legislativo. A partir dela foram reveladas denúncias de corrupção, violência, ausência e fragilidade do Estado para efetivar políticas públicas que garantissem uma vida digna e com mais direitos aos agentes de segurança pública do Pará.

policiais
Recomendação sobre construção de vilas militares do relatório da CPI
policiais, casas, Bordalo
Deputado Bordalo se pronuncia na tribuna da Alepa

O deputado Bordalo foi o relator na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para Apuração da Atuação de Grupos de Extermínio e Milícias no Estado do Pará e que deu origem a um documento de 227 páginas apresentado em 2015, naquela época o relatório reforçava que “Tais recomendações visam devolver à Polícia Militar, à Sociedade Paraense e aos Policiais Militares honestos e cientes de seu dever para com a sociedade, mas também visam reconhecer que o indivíduo por trás da farda está abandonado e que este abandono é fruto da ausência de políticas que repensem e redirecionem a Polícia Militar”.

Casas para policiais

Após três anos foi instituída a  Lei n° 8.598 de 11 de janeiro de 2018, que cria o Programa Habitação de Interesse Social, denominado Projeto Nossa Família com a construção de unidades habitacionais destinadas a policiais militares e bombeiros militares do Estado do Pará, contudo, o Governo anterior não entrega nenhuma das 500 casas previstas em lei. 

Em 2019 o deputado Bordalo encaminha à nova gestão do governo Helder Barbalho requerimento protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) solicitando celeridade para o cumprimento da lei em vigor. Neste mesmo ano o parlamentar concede entrevista ao Jornal da TV Liberal, no qual apresenta o relatório e destaca a importância das recomendações, entre elas a construção de casas habitacionais aos policiais militares. 

Entrevista ao JL1 da TV Liberal no dia 27 de maio de 2019

Ainda naquele ano o parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, apresentou Projeto de Lei que cria o Programa de Segurança e Saúde no Trabalho aos Agentes de Segurança Pública do Pará e objetiva implementar propostas que garantam a saúde física e mental dos trabalhadores da polícia civil, militar e inspetor prisional. O PL ainda segue em tramitação na casa legislativa. 

Na última quinta-feira (02), o Governo do Pará anunciou que dará início ao Projeto Habitacional da Segurança Pública, um avanço aos direitos dos servidores integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS). O cadastro poderá ser realizado pelo site (http://sistemas.segup.pa.gov.br/habitacao/). Ainda segundo o Governo, as inscrições poderão ser efetivadas no período de 10 a 30 de setembro.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content