Deputado Bordalo exige a inclusão do Pará na redução da tarifa de energia

O estado abriga a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí grandes produtoras de energia do país
Foto/Divulgação: Portal GP1

O Pará, um dos maiores produtores de energia elétrica do Brasil, ficou de fora das regras aprovadas pelo Senado na Medida Provisória (MP) 998/2020, conhecida como MP do Setor Elétrico, que destina recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Na manhã desta quarta-feira (10), o Deputado Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa, protocolou moção nº 22 na Casa Legislativa solicitando todos os esforços possíveis para que o Pará seja contemplado com as regras do MP que viabiliza a redução da tarifa de energia elétrica.

Leia Mais: NOTA- PARÁ FICA FORA DE REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ

A MP registra que a redução da tarifa aos consumidores aconteça até 31 de dezembro de 2025. Contudo, as regras não incluem o Pará, o que o torna o único Estado da Região Norte a não ser contemplado.

A Lei prevê que serão beneficiadas apenas distribuidoras de energia privatizadas a partir da Lei 12.783 de 2013, o que exclui a Equatorial Pará, antiga Celpa, privatizada em 1998.

A moção destinada ao Governo do Estado, solicita também que este trabalhe junto ao Governo Federal, ao Ministro de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL pela inclusão do estado nas regras. Sabendo que a tarifa aplicada pela Celpa é uma das maiores do país, portanto, os paraenses pagam uma conta 23% mais alta que a maioria dos brasileiros.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.