Foto: SESPA - Divulgação
Para evitar maior onda de contágio no interior do Estado, Bordalo solicitou ao Governo do Estado que Limoeiro do Ajuru seja incluído para receber a Policlínica Itinerante. As policlínicas itinerantes atendem a população com a Covid-19. De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) feita dia 01 de junho o município tem 184 casos confirmados e sete óbitos.
O município de Limoeiro do Ajuru fica cerca de 300 km* de distância de Belém um fator importante para que o município receba a policlínica itinerante. “A ausência de especialistas e exames também são variáveis que agravam a situação no município”, avalia Bordalo.
Leia mais: Augusto Corrêa pode ter instalação de policlínica móvel
“Nesse contexto pode ser considerado condição essencial para evitar que a doença se agrave na população. Assim sendo o município necessitaria de mais leitos de UTI, respiradores, o que para alguns municípios, será impossível fazer frente a esta demanda, como é o caso de Limoeiro do Ajuru”. Conclui o parlamentar.
policlínica itinerante
A Policlínica Itinerante está realizando atendimentos desde o dia 14 de março. O projeto do governo do Estado já atendeu cinco municípios paraenses: Santo Antônio do Tauá, Castanhal, Cametá, Bragança e Portel. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Pará (Secom) mais de cinco mil de pessoas já receberam auxílio médico.
A estrutura é formada por cinco consultórios, sendo quatro montados sobre uma carreta e o quinto em uma van. O foco dos atendimentos da Policlínica é detectar casos de Coronavírus no estágio inicial da doença. O projeto busca dar suporte aos municípios com os maiores números de casos confirmados e desafogar a demanda da capital, levando atendimento médico ao interior.
A solicitação foi feita por meio de moção n° 324/2020. A moção será oficializada para Casa Civil, Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, Prefeitura e Câmara municipal de Limoeiro.
*Atualização Limoeiro do Ajuru não fica distante 700 km como informando anteriormente – 03/06/2020 – 21:27