Bordalo cobra melhorias para Senador José Porfírio durante a pandemia

O município não dispõe de equipamentos, profissionais de saúde e materiais para combate à Covid-19 e a população não está tendo acesso ao auxílio emergencial
Foto: Divulgação/André Teixeira-Site Colabora

Após solicitações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros movimentos sociais, o deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado providências para garantir assistência ao município de Senador José Porfírio e celeridade na construção do Hospital de Campanha em Altamira, que atenderá diversos municípios da região do Xingu

Por meio de moção n°348/2020 apresentada nesta quarta-feira (03) em sessão remata da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), entre os pedidos o parlamentar solicita assistência sanitária, econômica e social para a população de Senador José Porfírio.

De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde do Pará – Sespa, o município tem 189 casos de Covid-19 confirmados e 14 óbitos.  A taxa de mortalidade por coronavírus em José Porfírio é 7,41% atualmente, isso é quase o dobro da taxa média mundial, que é de 3,4%.

Além do crescimento de casos na cidade, José Porfírio enfrenta um aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade social, fato explicado por conta da insuficiência e ausência de políticas públicas municipais para atender a população de forma digna.

Leia mais: Bordalo solicita que Limoeiro do Ajuru receba Policlínica Itinerante

A principal atividade econômica do município é o comércio da pesca artesanal, a agricultura familiar e negócios com madeira e serviço público. No entanto com a chegada da Covid-19 mais de 500 famílias, que dependem dessa economia para subsistência, encontram-se sem algum auxílio emergencial.

O município possui apenas um hospital que não dispõe de equipamentos, profissionais de saúde e materiais para enfrentamento e combate à Covid-19. Para agravar a situação de vulnerabilidade a população do município não tem acesso ao benefício de auxílio emergencial. O sistema bancário da cidade deixou de operar pois houve o fechamento da única casa lotérica da cidade. O fechamento foi motivado pela a morte do proprietário por Covid-19.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte