Vulnerabilidade

Bordalo cobra melhorias para Senador José Porfírio durante a pandemia

O município não dispõe de equipamentos, profissionais de saúde e materiais para combate à Covid-19 e a população não está tendo acesso ao auxílio emergencial
Foto: Divulgação/André Teixeira-Site Colabora

Após solicitações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros movimentos sociais, o deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado providências para garantir assistência ao município de Senador José Porfírio e celeridade na construção do Hospital de Campanha em Altamira, que atenderá diversos municípios da região do Xingu

Por meio de moção n°348/2020 apresentada nesta quarta-feira (03) em sessão remata da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), entre os pedidos o parlamentar solicita assistência sanitária, econômica e social para a população de Senador José Porfírio.

De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde do Pará – Sespa, o município tem 189 casos de Covid-19 confirmados e 14 óbitos.  A taxa de mortalidade por coronavírus em José Porfírio é 7,41% atualmente, isso é quase o dobro da taxa média mundial, que é de 3,4%.

Além do crescimento de casos na cidade, José Porfírio enfrenta um aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade social, fato explicado por conta da insuficiência e ausência de políticas públicas municipais para atender a população de forma digna.

Leia mais: Bordalo solicita que Limoeiro do Ajuru receba Policlínica Itinerante

A principal atividade econômica do município é o comércio da pesca artesanal, a agricultura familiar e negócios com madeira e serviço público. No entanto com a chegada da Covid-19 mais de 500 famílias, que dependem dessa economia para subsistência, encontram-se sem algum auxílio emergencial.

O município possui apenas um hospital que não dispõe de equipamentos, profissionais de saúde e materiais para enfrentamento e combate à Covid-19. Para agravar a situação de vulnerabilidade a população do município não tem acesso ao benefício de auxílio emergencial. O sistema bancário da cidade deixou de operar pois houve o fechamento da única casa lotérica da cidade. O fechamento foi motivado pela a morte do proprietário por Covid-19.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.