FISCALIZAÇÃO

Bordalo solicita medidas para resolver crise da carne em Santa Luzia do Pará

O parlamentar protocolou moção solicitando à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará que tome providências contra os problemas da crise de abastecimento de carne e controle do abate irregular de bovinos no município
Foto: Divulgação Roma News/Shuterstock

Protocolada à mesa diretora nesta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará- Alepa, a moção que solicita providências a diversos órgãos do poder público afim de que estes possam solucionar os problemas de abate irregular de bovinos, da crise de abastecimento de carne no município de Santa Luzia do Pará e da implantação do Projeto de Reforma e Ampliação do Matadouro Municipal.

Sabendo que o município enfrenta há anos graves problemas com o setor produtivo de carne bovina, a chegada da pandemia do novo Coronavírus agravou o comércio e, principalmente, o controle de produção com abates irregulares, abastecimento e o fechamento de um dos mais importantes abatedouros e fornecedores de carne da localidade. Questões essas que geram riscos para o meio ambiente e à saúde do consumidor.

Leia mais: PL garante espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência física em embarcações no Pará

Denúncias apontam ilegalidades em todos os abatedouros da região, conferindo um total de dez estabelecimentos, contudo somente o matadouro principal foi restringido pela fiscalização e obrigado a encerrar suas atividades. Com este fechamento houve uma queda significativa na possibilidade de atender a demanda do mercado consumidor local, antes os números de produção de abates de carne bovina no município eram de 42 bois por semana, sendo que a necessidade de abastecimento exigia 60 abates.

O Deputado Bordalo questiona o motivo do fechamento de apenas um abatedouro sabendo da irregularidade de todos. “É muito importante esclarecer quais os critérios que foram adotados para tal procedimento, em que circunstâncias ocorreu e quais as medidas estão sendo tomadas para enfrentar a crise que se instalou no município com o fechamento do principal abatedouro de bovinos”.

Um problema que está posto há anos, sabendo que, a Prefeitura Municipal de Santa Luzia já havia apresentado em 2018 para o Governo do Estado o Projeto de conclusão da Construção do Matadouro Municipal, para que este pudesse estar adequado às instalações físicas e seguindo as orientações da Agência de Defesa Agropecuária do Pará- Adepará conciliável com a realidade econômica de Santa Luzia e o bem-estar da sua população.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.