Bordalo solicita ao Governo que inclua mulheres e igualdade de gênero na resposta à pandemia

O parlamentar requereu que o Estado siga as recomendações apresentadas pela ONU
Foto: ONU México/Alexis Aubin

Em defesa das mulheres durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o deputado Bordalo solicitou, nesta terça-feira (15), encaminhamento de ofício ao Governador do Estado do Pará para que seja garantido o cumprimento das recomendações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O artigo sugere  que mulheres e igualdade de gênero sejam incluídas na resposta à pandemia da Covid-19.

A ONU Mulheres para América e Caribe, alerta que a Covid-19 causa impactos e implicações diferentes para mulheres e homens e destaca que elas são essenciais na luta contra a pandemia, sejam como socorristas, profissionais de saúde, voluntárias da comunidade ou prestadoras de cuidados.

Em março de 2020 a ONU publicou o artigo COVID-19 na América Latina e no Caribe: como incorporar mulheres e igualdade de gênero na gestão da resposta à crise e detalha as dimensões de gênero na pandemia, nele foram feitas 14 recomendações a serem observadas pelos países.

Onu Mulheres

O texto destaca, por exemplo, a garantia da “continuidade dos serviços essenciais para responder à violência contra mulheres e meninas” e a necessidade de se “promover estratégias específicas para o empoderamento e recuperação econômica das mulheres, considerando programas de transferência de renda, para diminuir o impacto da pandemia e suas medidas de contenção”.

Leia mais: Bordalo defende PL que protege mulheres contra assédio em bares

A moção apresentada em sessão ordinária virtual pelo parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, também prevê que o encaminhamento do ofício seja enviado à Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará (Seplad) e também a (Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração E Energia) Sedeme, Banpará, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Educação Seduc, Prefeitos, Ministério Público Estadual e Federal, Defensorias do Estado e da União, e a Secretaria de Cidadania.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte