Gênero e Covid-19

Bordalo solicita ao Governo que inclua mulheres e igualdade de gênero na resposta à pandemia

O parlamentar requereu que o Estado siga as recomendações apresentadas pela ONU
Foto: ONU México/Alexis Aubin

Em defesa das mulheres durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o deputado Bordalo solicitou, nesta terça-feira (15), encaminhamento de ofício ao Governador do Estado do Pará para que seja garantido o cumprimento das recomendações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O artigo sugere  que mulheres e igualdade de gênero sejam incluídas na resposta à pandemia da Covid-19.

A ONU Mulheres para América e Caribe, alerta que a Covid-19 causa impactos e implicações diferentes para mulheres e homens e destaca que elas são essenciais na luta contra a pandemia, sejam como socorristas, profissionais de saúde, voluntárias da comunidade ou prestadoras de cuidados.

Em março de 2020 a ONU publicou o artigo COVID-19 na América Latina e no Caribe: como incorporar mulheres e igualdade de gênero na gestão da resposta à crise e detalha as dimensões de gênero na pandemia, nele foram feitas 14 recomendações a serem observadas pelos países.

Onu Mulheres

O texto destaca, por exemplo, a garantia da “continuidade dos serviços essenciais para responder à violência contra mulheres e meninas” e a necessidade de se “promover estratégias específicas para o empoderamento e recuperação econômica das mulheres, considerando programas de transferência de renda, para diminuir o impacto da pandemia e suas medidas de contenção”.

Leia mais: Bordalo defende PL que protege mulheres contra assédio em bares

A moção apresentada em sessão ordinária virtual pelo parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, também prevê que o encaminhamento do ofício seja enviado à Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará (Seplad) e também a (Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração E Energia) Sedeme, Banpará, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Educação Seduc, Prefeitos, Ministério Público Estadual e Federal, Defensorias do Estado e da União, e a Secretaria de Cidadania.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.