Bordalo solicita urgência ao MP contra ação de piratas em Limoeiro do Ajuru

A região tem sofrido constantes ataques às residências e ações violentas de bandidos contra os moradores
Foto/Divulgação: Segup-Pa

O Deputado Bordalo (PT), nesta terça-feira (15), apresentou na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) moção que solicita ao Governo do Estado e ao Ministério Público providências urgentes contra o ataque violento de piratas no município de Limoeiro do Ajuru, nordeste paraense. 

A incidência da violência em Limoeiro foi registrada por meio de denúncias dos moradores do município, que constataram a alta rotina dos assaltos em todo o município, abarcando a região do Cupijó, Japim e Ilhas Beiradão. Em Beiradão, especialmente, a frequência dos assaltos tem sido a mais alta, semanalmente ocorrem assaltos nas regiões que vão de Rio Moções e Ponta do Flechal.

As denúncias registram que os bandidos, de forma recorrente, invadem as casas de moradores, roubam seus pertences, embarcações e ainda agridem e humilham as famílias da região. 

Bordalo (PT) recebeu pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Casa Legislativa um apelo do Ex. Prefeito do Município de Limoeiro do Ajuru, Carlos Ernesto, solicitando que sejam enviados todos os esforços para que junto ao Governo do Estado sejam tomadas medidas urgentes.

O último assalto foi registrado no dia 11 de junho (sábado) na região de Tucumanduba. A localidade, há décadas, vive sob o medo e a lei dos piratas. Apesar da frequência das ocorrências e dos altos índices de violência empregados pelos bandidos, as denúncias dão conta de que nenhum bandido foi preso em Limoeiro do Ajuru e/ou algum assalto solucionado pelas autoridades competentes.

Comunidades antes tranquilas e pacatas se tornaram alvos desses piratas que em função da ausência de políticas públicas, agem livremente, assim denunciam os moradores de Limoeiro. Estas ações deixam um rastro de violência, traumas e prejuízos. As comunidades vivem sob a sombra do medo de serem novamente atacados a todo momento. 

De acordo com o levantamento nacional realizado pelo Monitor da Violência, do portal de notícias G1, o Pará foi o estado que mais reduziu as mortes violentas, que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Apesar do Pará ser um dos poucos da região norte a ter registrado uma queda nos índices de criminalidade, totalizando 11%, as ações violentas ainda são recorrentes, necessitando de atenção da segurança pública do Estado, portanto o parlamentar solicitou esforços da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e do Ministério Público Estadual. 

A moção foi encaminhada à Casa Civil, ao Gabinete do Prefeito e à Câmara Municipal de Limoeiro do Ajuru, à Ouvidoria do Estado do Pará,  à Defensoria Pública, à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e para Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content