fbpx

Bordalo pede celeridade na apuração do assassinato da jovem encontrada em barril de empresa em Barcarena

O deputado Bordalo solicitou à Segup e Policia Civil celeridade na apuração do assassinato da jovem Marciele Lopes Ferreira, encontrada morta no último domingo (26), dentro de um barril em uma empresa de construção civil, localizada em Vila do Conde
Bordalo

O deputado Bordalo solicitou por meio de moção, à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Policia Civil celeridade na apuração do assassinato da jovem Marciele Lopes Ferreira, 28 anos, encontrada morta no último domingo (26), dentro de um barril em uma empresa de construção civil, localizada em Vila do Conde, Barcarena, nordeste paraense.

O parlamentar protocolou a proposição nesta terça-feira (28) à mesa diretora em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). De acordo com informações noticiadas pela imprensa, a jovem trabalhava como agente de portaria na empresa onde foi encontrada morta. Ela desapareceu na noite do último sábado (25). A família desolada, vem cobrando a ação de autoridades para investigar o caso e encontrar os autores do crime, realizado, inclusive, um protesto nas ruas de Barcarena com pedidos de Justiça. A jovem deixa órfãos duas filhas, uma de 13 e outra de 6 anos.

VIOLÊNCIA

Segundo dados do Fórum de Segurança Pública, divulgados no relatório “Violência contra meninas e mulheres no 10 semestre de 2022”, pelo menos 699 mulheres foram vítimas de Feminicídio, média de 4 mulheres por dia. Este número é 3,2% mais alto que o total de mortes registrado no primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas.

 Um dado preocupante é que, segundo o estudo, a região Norte foi a que teve maior crescimento no primeiro semestre do último quadriênio, com elevação de 75%. Comparando o total de mortes deste ano com o ano anterior o crescimento foi de 9,4%.

Todos os dias, um número grande de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência no Brasil. A violência contra as mulheres se constitui em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física.

Para o deputado Bordalo, o “enfrentamento do problema, requer urgência e a soma de forças. Para tanto são necessárias ações conjuntas de forma imediata, a médio e longo prazo dos diversos setores envolvidos com a questão, seja na saúde, na segurança pública, na justiça, na educação e na assistência social”.

BORDALO E PROJETOS

Sobre a convergência de ações de órgãos públicos no combate à violência contra a mulher, o deputado Bordalo é autor do Projeto de Lei que cria Observatório da Mulher e institui a Política Estadual para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher. A proposição foi apresentada nesta terça-feira (28) na casa legislativa.

Projeto de lei propõe criação de Observatório da Mulher no Pará

Veja Mais

Rolar para cima