O deputado Bordalo (PT), apresentou na terça-feira (28), durante sessão ordinária à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), a moção nº 363/2023 que solicita à Prefeitura de Belém melhorias na estrutura do prédio da Casa do Idoso.
A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) para que as devidas providências sejam tomadas, com o objetivo de conseguir melhorias não só na estrutura do prédio, mas nos processos de agendamento de consultas, exames e demais atendimentos realizados.
O deputado Bordalo registra na moção que recebeu uma solicitação de usuários da Casa do Idoso, os quais relataram problemas na estrutura do prédio e demora, sobretudo, nos tratamentos geriátricos especializados, além de problemas com assaltos nas proximidades do local, o que tem gerado insegurança em quem necessita dos serviços ofertados na Casa.
A Casa do Idoso, com informações do portal oficial da Prefeitura de Belém, realiza atendimento para pessoas com 60 anos ou mais referenciadas por médicos das UBS e ESF para especialidades médicas existentes na carteira de serviços. Oferecendo as seguintes especialidades: geriatria, cardiologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia, urologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia e gastroenterologia.
Bordalo destaca saúde do idoso como prioridade
Segundo o Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde de 2022, pelo menos 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que equivale a 14% da população total do Brasil em 2020. O Boletim registra que as projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira; enquanto as crianças e os adolescentes, 14%.
Desse modo, o deputado Bordalo, considera que se trata de uma Política de Saúde voltada para uma população vulnerável isto é, em risco de exposição ao adoecimento e assim solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que insira na agenda de prioridades do órgão, as adequações solicitadas, para que o trabalho ofertado na Casa do Idoso tenha mais resolutividade.
A proposição foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Prefeito de Belém e a direção da Casa do Idoso.