MEIO AMBIENTE

Bordalo solicita investigação para apurar morte de peixes no Marajó

A proposição foi apresentada em setembro deste ano, logo após a repercussão do caso. O parlamentar questiona a motivação da morte em massa dos animais

O deputado Bordalo (PT) apresentou, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº 675/2022 que solicita ao Governo do Estado investigação em caráter de urgência da mortandade de peixes nas praias do municípios de Soure e Salvaterra na Ilha do Marajó.

A moção foi apresentada no dia 20 de setembro na Casa Legislativa e foi encaminhada por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salvaterra e Soure para que as devidas providências sejam tomadas.

Bordalo tomou conhecimento da mortandade de peixes da espécie foi registrada no dia 19 de setembro por meio de vídeos divulgados nas redes sociais, o que deixou moradores e turistas preocupados. Segundo informações, publicadas nos jornais locais, os registros foram feitos nas praias Portinho, Praia Grande e na Praia de Joanes e a espécie de peixe que aparece nas imagens, seria a mais afetada, são da espécie Gobioides broussonnetii, popularmente conhecidos como Amoré ou Peixe Dragão.

Bordalo questiona motivação das mortes dos animais

A morte repentina de centenas de peixes acende um alerta quanto a necessidade de empreender todos os esforços para identificar as causas desse fenômeno. Bordalo questiona se o que motivou foi um evento natural ou em consequência da ação humana.

O parlamentar , na época do acontecimento, apontou a necessidade adotar as medidas necessárias para evitar que os peixes mortos comprometam a saúde dos banhistas e das pessoas que vivem nesta região.

A decisão foi encaminhada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura Municipal de Soure, Salvaterra e das Câmaras de Vereadores desses municípios.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.