O deputado Bordalo apresentou moção na última terça-feira (12) solicitando ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, providências para garantir melhores instalações ao funcionamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mancio Ribeiro no município de Bragança.
O parlamentar recebeu apelo do corpo docente da referida escola, requerendo melhores instalações para o seu regular funcionamento, pois o atual prédio destinado às atividades da instituição encontra-se em situação precária, com problemas elétricos e hidráulicos recorrentes. Ainda informam que o prédio de propriedade da escola foi doado para outros fins, sendo necessária a análise da possibilidade da recuperação do antigo prédio, pois o atual “emprestado” da Prefeitura não atende às necessidades da comunidade escolar, ou a designação de novo local próprio que acolha os alunos matriculados.
A escola é uma das mais importantes da região bragantina, sendo a única centenária, com 122 anos de história e a segunda escola mais antiga em funcionamento no Pará. Muitas manifestações culturais e educacionais têm suas raízes na Escola Monsenhor Mâncio. Todo o processo educacional formal está antes ou depois do Mancio Ribeiro, onde muitas gerações deram seus primeiros passos nos corredores e salas da escola centenária. Atualmente, possui mais de 1.200 alunos, incluindo o ensino EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Esses números são resultados do esforço coletivo de décadas para a composição de uma equipe educacional qualificada.
O corpo docente ainda destaca que para continuar o ensino de qualidade é necessário investimento, principalmente em infraestrutura, sob pena de trazer prejuízos na qualidade de ensino e nas condições de trabalho dos professores e demais servidores. O deputado Bordalo, por meio da moção N° 249/2022, solicitou à SEDUC que avalie as condições da referida escola e apresente um planejamento para a reforma na agenda de prioridades do Governo.
Um ofício será encaminhado ao Governador do Estado do Pará, à direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mancio Ribeiro, ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP, à Prefeitura Municipal de Bragança e à Câmara de Vereadores do município para que tomem conhecimento quanto à solicitação.
BORDALO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO
O deputado Bordalo já apresentou outra solicitação para melhorias para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bolivar Bordallo da Silva, por meio a moção n° 77/2022, protocolada no dia 22 de março.
Além de escolas de Bragança, o parlamentar atendeu a apelos dos estudantes de Bujaru e solicitou à Prefeitura Municipal a ampliação e melhorias no transporte escolar para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo de Campos Lopes, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lázaro Conceição Santos no município.
Na capital paraense, Bordalo também manifestou preocupação quanto as condições da Escola Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Barão do Rio Branco, localizada no bairro de Nazaré, em Belém.