IRITUIA

Bordalo atende apelo de comunidades em Irituia no Pará

As comunidades São Tomé de Panela, Menino Jesus, Nova Betel e Araraquara ainda sofrem com pouca assistência básica para a sua população

O deputado Bordalo (PT), apresentou no dia 06 de setembro de 2022, durante sessão ordinária à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), 3 moções que solicitam providências sobre as dificuldades com a falta de água, asfalto, e energia nas comunidades rurais São Tomé de Panela, Menino Jesus, Nova Betel e Araraquara, localizadas no município de Irituia, nordeste paraense. 

As solicitações foram encaminhadas por meio de órgãos responsáveis por cada setor. As solicitações surgiram após visita de Bordalo no município em 2022, onde recebeu um apelo dos moradores para garantir a implantação de serviços básicos para as comunidades.

ENERGIA ELÉTRICA

O parlamentar, atendendo o apelo da comunidade, protocolou a moção nº620/2022 por meio da Equatorial Energia para que seja atendido o pedido de ampliação da rede de energia elétrica, o que tem provocado transtornos na rotina dos moradores das comunidades. Segundo depoimentos existe somente um ponto de energia que foi instalado quando a rede de fornecimento ainda era a Celpa.

Há ainda também o fato de os moradores das comunidades dividirem entre si o ponto de energia, isso tem causado oscilações constantes na rede, não havendo potência suficiente para utilização de eletrodomésticos, o que prejudica a rotina diária das comunidades.

As comunidades possuem cerca de 100 (cem) moradores, divididos em mulheres, crianças e idosos que precisam da energia elétrica para a manutenção da qualidade de vida. Os problemas da falta de energia na região são antigos e recorrentes, o que obriga estas famílias a improvisarem nas tarefas do dia a dia, em um cenário de profunda indignação, já que se trata de um direito básico.

ÁGUA

Encaminhada à Companhia de Saneamento Básico do Pará (COSANPA) e para a Prefeitura de Irituia, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) a moção nº 616/2022 que solicita resolução do problema da falta de água enfrentado pelos moradores das comunidades que vem deixando os moradores impossibilitados de realizar suas atividades cotidianas. 

Segundo informações, o serviço não é prestado pela concessionária de água. Para suprir essa falta, a comunidade possui dois poços artesianos, que não atendem os moradores pois não há força suficiente para puxar a água, a qual segundo eles vem muito fraca até as torneiras das casas, deixando inúmeras famílias insatisfeitas e sem condições de realizar suas atividades domésticas.

ESTRADAS E PONTES 

Outro problema recorrente nas comunidades são a falta de manutenção nas estradas e pontes das comunidades. Diante desses problemas, o deputado Bordalo encaminhou a moção nº 617/2022 por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP) e à Prefeitura de Irituia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo solicitando providências a respeito desses problemas.

As vicinais e pontes da região estão em péssimas condições, o que tem prejudicado centenas de famílias que precisam se deslocar para as demais localidades, especialmente estudantes que precisam do transporte, para chegar até às escolas. As condições das estradas têm dificultado também o escoamento da produção de agricultores familiares. Pontes quebradas, buracos e falta de pavimentação, são alguns dos problemas enfrentados por eles, especialmente, em períodos chuvosos. 

O parlamentar registra na moção que as estradas vicinais são de responsabilidade da Prefeitura e deveriam propiciar melhores condições para assegurar o escoamento da produção e o livre deslocamento das populações do meio rural, entre diversas atividades socioeconômicas do município. Bordalo solicita também aos órgãos responsáveis celeridade na resposta com os serviços.

Bordalo e o trabalho por Irituia

No quarto mandato do Deputado ele apresentou algumas proposições na Casa Legislativa pelo município de Irituia. Dentre elas estão a construção da ponte de concreto sobre o Rio Camitiaçú, onde o parlamentar apresentou à mesa diretora, durante sessão ordinária, no dia 10 de maio de 2022 a moção nº325/2022 solicitando à Prefeitura Municipal de Irituia, em caráter de urgência a construção da ponte.

Outra proposição foi a moção 553/2021, onde o parlamentar solicita do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Assistência Social, Emprego e Renda (SEASTER), a realização de cursos de capacitação em Irituia, a iniciativa busca estimular a educação profissional de jovens e mulheres no município de Irituia.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.