O deputado Bordalo (PT) apresentou, nesta terça-feira (25), à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo do Estado, em caráter de urgência, apoio às famílias atingidas pelos incêndios florestais que ocorreram no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense.
A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
Bordalo protocolou a proposição com o objetivo de cobrar auxílio à região, o parlamentar tomou conhecimento da gravidade da situação após o Governo do Estado decretar situação de emergência no município, em razão dos impactos causados pelos incêndios florestais.
INCÊNDIO
Segundo informações, os incêndios atingiram mais de 2 mil pessoas, deixando cerca de 87 famílias desalojadas, em sua maioria, mulheres, crianças e idosos. Além disso, o fogo se alastrou e atingiu 10 casas e uma escola municipal localizada na Aldeia Horopyre, na terra indígena Mãe Maria.
Dados do MapBiomas, informam que, no Brasil, 2.932.972 hectares foram consumidos por queimadas nos primeiros sete meses de 2022. Os biomas Pampa e Amazônia são os que mais tiveram aumento em queimadas no período. Na Amazônia, o fogo atingiu uma área de 1.479.739 hectares gerando um impacto ambiental a todos, sobretudo, aqueles que residem em áreas rurais. Bordalo destaca na moção que tendo em vista o crescimento dos incêndios existe a necessidade de se criar estratégias entre os entes federativos para combater queimadas.
Bordalo cobra medidas de combate às queimadas
O parlamentar destaca que no município de Bom Jesus do Tocantins a economia das regiões rurais é baseada na agricultura familiar e pecuária, como hortaliças, milho, arroz, feijão, animais, entre outras. Sendo esses os principais produtos comercializados e que acabaram sendo tomados pelo fogo.
Portanto, existe a necessidade de assistência à população afetada para garantir o apoio social, econômico e psicológico das comunidades do município até que a cidade e as famílias se recuperem.
A moção foi encaminhada ao conhecimento do Governador do Estado do Pará, da Casa Civil, da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público Estadual e Federal, da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, da Câmara Municipal desse município e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).