Bordalo cobra apuração no caso de violência policial em Eldorado dos Carajás

Segurança

Foi apresentado nesta quarta-feira (04) uma moção pelo deputado Bordalo (PT), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SEGUP), Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), Comando Geral da PM e a Corregedoria da Polícia Militar apurem o caso em que policiais atiram em trabalhadores rurais no município de Eldorado dos Carajás.

O caso veio à tona depois que o deputado Federal Airton Faleiro publicou em suas redes sociais um vídeo filmado pelos próprios trabalhadores e que mostra a ação violenta dos policiais contra o grupo de sem-terras no Distrito do Rio Vermelho, no município de Eldorado dos Carajás.

Para o deputado Bordalo esse caso mostrou o despreparo de alguns policiais. “A polícia cumpre um papel de extrema importância para a sociedade, no entanto, o despreparo de alguns policiais para enfrentar situações como as ocorridas em Eldorado dos Carajás, pode abrir questionamentos se de fato estão aptos para proteger a sociedade. Não raro, alguns policiais, que deveriam proteger o cidadão e a cidadã, acabam se transformando em verdadeiros algozes”, declarou em plenário.

O local onde ocorreu o episódio é conhecido por frequentes conflitos de terra. Em 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores rurais sem-terra foram brutalmente assassinados pela Polícia Militar, no episódio que ficou mundialmente conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás.

Bordalo também observa que os casos de violência policial não são exclusividades do Pará. “Os crimes praticados por policiais contra pessoas inocentes em abordagens descontroladas estão virando rotina no Brasil e no Pará, o que revela as vulnerabilidades do nosso Sistema de Segurança e a urgência de se repensar novos modelos para a Segurança Pública do País”.

Para tanto o parlamentar reforça que é necessário que os órgãos competentes façam todos os esforços para garantir, em caráter de urgência, a devida apuração do que de fato ocorreu, para adoção das medidas necessárias além de dar uma resposta para a sociedade paraense, que se sente vulnerável diante de tanta violência na zona rural.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.