Comissão de Direitos Humanos da ALEPA realizará entrega da Medalha Paulo Frota na próxima segunda (09)

Homenagem

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (CDHDC-ALEPA), presidida pelo deputado Bordalo (PT), realizará cerimônia de entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos. A solenidade será na próxima segunda-feira (09) no plenário Newton Miranda, às 15h, com entrada aberta ao público. 

Em sessão solene a Comissão homenageará instituições, representantes da sociedade civil e personalidades que tiveram uma atuação destacada no campo da promoção e defesa dos Direitos Humanos no estado. Grupos e associações de pais e mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão algumas das representações que receberão a comenda. Este ano, por meio de emenda parlamentar do deputado Bordalo, está sendo implementado a clínica escola para autismo e que reunirá, em um único espaço, atendimento e assistência para o desenvolvimento de crianças e jovens com TEA. 

O Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), que vem denunciado o fechamento de escolas na área rural, também receberá a homenagem. Somente em 2018 das 438 escolas extintas no Pará, 369 eram do campo. Para o professor Salomão Hage, coordenador e professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), a medalha significa “o reconhecimento do protagonismo do FPEC na defesa do Direito à Educação dos Povos tradicionais e camponeses da Amazônia, por pautar a diversidade do campo junto ao poder Público e à sociedade”. 

A CDHDC ainda prestará duas homenagens póstumas: à educadora popular Aldebaran Moura, uma das coordenadoras da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) na Amazônia e referência na luta por justiça social e na defesa da autonomia e protagonismo das mulheres do campo e comunidades tradicionais; e ao advogado Jorge Farias, que presidia a Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direito dos Quilombolas da OAB-PA, um defensor na luta pelos direitos do povo negro e engajado com as questões agrárias e direitos humanos na Amazônia. 

Entre as personalidades o pesquisador Marcelo Lima, do Instituto Evandro Chagas (IEC), e a professora Simone Pereira, do Laboratório de Química Analítica e Ambiental (Laquanam) da UFPA, ambos com atuações marcantes na pesquisa sobre os danos e impactos ambientais e sociais em Barcarena causados pelas indústrias instaladas no município.

Os defensores de direitos humanos são homens e mulheres, organizações não governamentais, instituições públicas, movimentos populares, grupos e coletivos que buscam assegurar que os direitos mais básicos sejam promovidos, protegidos e convertidos em realidade. Por defenderem causas sociais e desafiarem, por muitas vezes, o poder local os defensores e defensoras acabam sendo alvos de violência. 

De acordo com o Dossiê Vidas em Luta, publicação do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH), apontou que em 2017 foi o ano dos mais violentos para quem atua na defesa de direitos no Brasil e este ano a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) alertaram que a região americana continua sendo uma das mais perigosas para quem exercer o trabalho.

 

Para o deputado Bordalo a cerimônia da entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos representa a renovação da busca contínua por um mundo melhor. “Vivemos tempos difíceis de retrocessos, de abismos que a humanidade um dia pensou ter superado, por isso a importância desse momento de celebração e de reconhecimento. É como se fosse a renovação dos nossos votos com o compromisso de defesa à vida, à cultura pela paz e por uma sociedade mais solidária e fraterna”.  


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.