Dia do feirante instituído pelo deputado Bordalo ganha programa do governo / Créditos: Ascom Deputado Bordalo |
No dia 28 de agosto é celebrando o dia estadual do feirante, instituído por meio da Lei 7.417/2010, de autoria do deputado Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).
No domingo, dia primeiro de setembro, o deputado participou do lançamento do projeto Governo presente, feira decente, do Governo Estadual, que na ocasião se comprometeu com créditos, compra de equipamentos e criação de um departamento do feirante na estrutura do governo.
O evento ocorreu no clube social Casota e contou com a presença de feirantes, representantes de secretarias e lideranças comunitárias. Bordalo, que participou da mesa de abertura do programa, falou sobre o abandono das feiras livres na capital paraense. “Nós queremos melhores feiras, queremos resolver os problemas dos nossos prédios, dá uma pena entrar no Complexo do mercado do Juruna e do Guamá”, lamentou.
Um retrato desse abandono está na maior feira ao ar livre da América Latina, o Ver-o-Peso. A última reforma foi finalizada no ano de 2002, na gestão do então prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, sob a coordenação do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), na época Secretário Municipal de Economia.
Leia mais:. Abandonado pela Prefeitura de Belém, Ver-o-Peso pede socorro
Em 2018 o petista esteve no Complexo do Ver-o-Peso conversando e ouvido relatos dos feirantes sobre a situação da feira. O mandato do deputado Bordalo é comprometido com a classe dos trabalhadores que labutam dia e noite nas feiras livres de Belém.