Com preço alto e escassez de carne, Bordalo solicita estudo sobre a situação no Pará

Política

O objetivo é verificar a real situação de escassez de carne bovina no mercado interno, o aumento dos preços, implicações na segurança alimentar e quais estratégias precisam ser adotadas para garantir o direito à alimentação.

Créditos: Divulgação / Agência Brasil

O aumento na exportação da carne bovina no Brasil fez os preços dispararem e em algumas localidades o produto já se encontra em falta. Para verificar a situação no Pará o deputado Bordalo (PT) solicitou ao Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEANS-PA), que realize uma avaliação sobre o real cenário de abastecimento de carne bovina no mercado interno.

Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), apresentou a solicitação através de moção nesta terça-feira (03) em sessão ordinária no plenário Newton Miranda.

“O momento é grave, pois o aumento dos preços e suas implicações na segurança alimentar é muito sério, e eu gostaria de saber quais as estratégias que estão sendo pensadas e desenvolvidas visando a sustentabilidade e a garantia da segurança alimentar, que é uma garantia de Direitos Humanos à alimentação”, ressaltou.

 

O petista ainda destacou que o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, contudo o país está vivendo uma grande crise devido a falta do produto na mesa do brasileiro.

“Os preços dispararam e o produto está em falta. Os frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne ‘in natura’ para outros países, especialmente para a China, faz o preço subir diariamente e este cenário deve piorar nas próximas semanas. O país vem registrando números recordes nas exportações de carne bovina, fato que se refletiu em um expressivo aumento na arroba do boi, ocasionando novas tabelas de preço e afetando, assim, toda a cadeia consumidora”, sustenta.

Diante do exposto o deputado avalia ser imprescindível que o Governo do Estado acompanhe todas as questões que envolvam o abastecimento do mercado interno e suas implicações na vida dos paraenses.

Para conhecimento da proposição será informada por ofício à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – SEASTER, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – ADEPARÁ, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER, Associação Paraense Supermercados – ASPAS e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

Assista ao pronunciamento completo do deputado na tribuna da ALEPA:


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.