Com preço alto e escassez de carne, Bordalo solicita estudo sobre a situação no Pará

Política

O objetivo é verificar a real situação de escassez de carne bovina no mercado interno, o aumento dos preços, implicações na segurança alimentar e quais estratégias precisam ser adotadas para garantir o direito à alimentação.

Créditos: Divulgação / Agência Brasil

O aumento na exportação da carne bovina no Brasil fez os preços dispararem e em algumas localidades o produto já se encontra em falta. Para verificar a situação no Pará o deputado Bordalo (PT) solicitou ao Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEANS-PA), que realize uma avaliação sobre o real cenário de abastecimento de carne bovina no mercado interno.

Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), apresentou a solicitação através de moção nesta terça-feira (03) em sessão ordinária no plenário Newton Miranda.

“O momento é grave, pois o aumento dos preços e suas implicações na segurança alimentar é muito sério, e eu gostaria de saber quais as estratégias que estão sendo pensadas e desenvolvidas visando a sustentabilidade e a garantia da segurança alimentar, que é uma garantia de Direitos Humanos à alimentação”, ressaltou.

 

O petista ainda destacou que o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, contudo o país está vivendo uma grande crise devido a falta do produto na mesa do brasileiro.

“Os preços dispararam e o produto está em falta. Os frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne ‘in natura’ para outros países, especialmente para a China, faz o preço subir diariamente e este cenário deve piorar nas próximas semanas. O país vem registrando números recordes nas exportações de carne bovina, fato que se refletiu em um expressivo aumento na arroba do boi, ocasionando novas tabelas de preço e afetando, assim, toda a cadeia consumidora”, sustenta.

Diante do exposto o deputado avalia ser imprescindível que o Governo do Estado acompanhe todas as questões que envolvam o abastecimento do mercado interno e suas implicações na vida dos paraenses.

Para conhecimento da proposição será informada por ofício à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – SEASTER, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – ADEPARÁ, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER, Associação Paraense Supermercados – ASPAS e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

Assista ao pronunciamento completo do deputado na tribuna da ALEPA:


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte