Preço da carne dispara e alguns mercados já estão desabastecidos

Economia

Um grande um grupo supermercadista do Pará divulgou um comunicado para esclarecer a falta de carne bovina: “Estamos passando por um momento complicado com relação ao bastecimento de carne bovina. Os preços dispararam e o produto está em falta. Os frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne ‘in natura’ para outros países faz o preço subir diariamente. Os preços estão altos, mas o problema não é só conosco, nem há esperança de voltar à normalidade a curto prazo, só restando a todos substituir a carne bovina por outro tipo de alimento”, sugere o supermercado.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam  que em novembro a média da arroba do boi saltou de R$160 para R$ 220, isso se deu por conta da autorização dos frigoríficos para exportarem carne para a China, que esse ano teve grande parte do rebanho suíno atingido pela Gripe Suína.

Especialistas afirmam que além da procura por conta das festas de fim de ano, a tendência agora é que o preço praticado anteriormente não volte ao normal tão cedo. Essa situação tem um efeito cascata e acaba por aumentar outras proteínas animais como ovo, frango, peixe e porco. Diante dessa situação o atual governo, por meio da Ministra da Agricultura Teresa Cristina, cogitou a possibilidade de importar carne de outros países, mas visto que a ideia era um tanto quanto absurda, pois o Brasil é um dos maiores produtores de carne no mundo, a Ministra voltou atrás.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte