Bordalo aprova projeto de lei para saúde e segurança do trabalhador

Sem categoria

Uma semana dedicada à promoção da saúde e da segurança do trabalhador no Pará. O projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT) foi aprovado nesta quarta-feira, dia 17, e agora segue para sanção pelo governador. Pela proposta, fica instituída a última semana do mês de abril para a atividade, sendo denominada Semana Verde. 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa  explica que o projeto de lei tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a partir de atividades desenvolvidas de modo integrado com os poderes executivo, legislativo e judiciário. 

Estão previstas ações como palestras, veiculação de campanhas na mídia, eventos educativos e iluminação dos prédios públicos com a cor verde, entre outras. O mês de abril foi escolhido porque dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. 

A cada ano, 2,3 milhões de pessoas morrem por causa de doenças adquiridas no exercício de suas funções. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 860 mil pessoas sofrem diariamente algum tipo de ferimento decorente de um acidente de trabalho. 

O Pará é o Estado com maior número de acidentes de trabalho na Região Norte, segundo o Ministério da Previdência Social. Foram 31 mil acidentes de trabalho na Região Norte, sendo 12 mil no Pará (2014). 

Para  o deputado Bordalo, é preciso especial atenção aos assalariados rurais, que muitas vezes trabalham expostos a agrotóxicos e outros produtos danosos à saúde. “É preciso garantir proteção a esse novo trabalhador rural, que não se confunde com o agricultor familiar e que demanda uma outra visão do Estado e das empresas”, observou, acrescentando ainda que o Pará é um dos Estados onde ainda existem casos de trabalho em situação análoga à escravidão. 

Bordalo ressalta que a Semana da Saúde e Segurança do Trabalho no Pará será importante para estimular projetos e ações em escolas, empresas e órgãos públicos de forma integrada, tornando eficiente programas que já existem, estimulando o debate entre a saúde do trabalhador, a prevenção e a garantia de proteção na rotina laboral. 

“A partir da lei teremos um instrumento legal para incentivar e buscar a interlocução com os órgãos competentes, para que as empresas sejam incentivadas a desenvolver atividades de proteção ao trabalhador”, finaliza o parlamentar.  


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.