Informações sobre autismo em carteiras de vacinação segue para sanção do Governador

O Projeto de Lei de autoria do Deputado Bordalo foi aprovado nesta terça (23) na Alepa
Foto: Divulgação - Site CBN Curitiba

Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei N° 11/2020 estabelece a inclusão de informações e esclarecimentos sobre os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas carteiras de vacinação. De autoria do Deputado Bordalo, o projeto seguirá para sanção do Governador Helder Barbalho, que terá 15 dias para análise.

O PL foi aprovado pelos parlamentares em sessão ordinária semi-presencial na Alepa. De caráter preventivo, o PL N° 11/2020 tem por objetivo ampliar o acesso à informação sobre o autismo. De acordo com o texto do projeto, as informações deverão ser especificadas pelo órgão técnico competente do Poder Executivo do Estado do Pará. 

Leia mais: PL garante espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência física em embarcações no Pará

Segundo o Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção neurológica e apresenta um conjunto de diferentes características entre elas: a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico, a dificuldade de socialização, além de prejuízos a respeito do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

Os primeiros sinais do Transtorno do Espectro Autista tendem a aparecer entre dois e três anos de idade, podendo ser diagnosticado por volta dos 18 meses. Alguns sintomas se apresentam de forma muito sutil, o que dificulta a percepção dos adultos, somado à carência de disseminação de informação e preparo de agentes de saúde ocorre um atraso no diagnóstico da criança. 

Desde 2017 o deputado Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, apresenta no legislativo paraense pautas para implementação de políticas públicas que garantam mais direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content