Alepa – Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizará uma Sessão Especial em celebração a sétima Marcha das Margaridas. De proposição do deputado Bordalo, o evento será nesta quinta-feira, dia 25, às 9h no auditório João Batista, sede da casa legislativa.
A ação integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. Realizada sempre em agosto para lembrar o mês em que Margarida Alves foi assassinada, a Marcha coloca uma diversidade de mulheres do campo e da floresta vindas de todo o Brasil em caminhada pelas avenidas de Brasília. O nome da marcha homenageia Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983, aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de fazendeiros da região.
Margarida Alves
Margarida Alves foi uma dirigente sindical à frente de seu tempo que rompeu com os padrões tradicionais de poder ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, no Estado da Paraíba. Assassinada brutalmente por usineiros da Paraíba em 12 de Agosto de 1983, Margarida Alves tem em sua trajetória a luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária.
A ação é articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), pelas Federações e Sindicatos que se consolidou na agenda do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), além de outras organizações parceiras.
A Marcha das Margaridas teve seu início nos anos 2000 e tem como alguns de seus objetivos políticos fortalecer e ampliar a organização, além de promover mobilização, formação sindical e feminista das mulheres trabalhadoras rurais, como também contribuir para a democratização das relações sociais no movimento sindical nos demais espaços políticos, em busca de superar as desigualdades de gênero e étnico-raciais. Além de protestar contra as causas estruturantes da insegurança alimentar e nutricional com foco em promover os direitos humanos a uma alimentação adequada e à soberania alimentar.
Bordalo e Alepa
Para o deputado Bordalo a Marcha das Margaridas representa um dos mais importantes eventos de mobilização na agenda dos movimentos sociais e sindicais e como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina, no debate sobre as condições de vida das mulheres do campo, da floresta e das águas; bem como fortalecer o diálogo e a negociação política do Movimento com o Governo Federal, Estadual e Municipal.
Para a Sessão Especial foram convidados o Governo do Estado do Pará, a Casa Civil, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), as Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs), os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de todos os municípios paraenses, os Movimentos sociais, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), universidades públicas e privadas, os Senadores, os Deputados Estaduais e Federais do Pará, secretarias, sociedade civil, entre outros.
Serviço: Sessão Especial de proposição do Deputado Bordalo em celebração a 7° Marcha das Margaridas
Data: 25 de maio de 2023
Horário: 9h
Local: Auditório João Batista – Alepa – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha